Como fazer o nó Volta do Fiel

"Volta do Fiel", ou simplemesnte "Fiel", ou também "clove hitch" (em inglês), é um nó bastante útil no montanhismo. Geralmente é usado quanto se quer fixar uma corda num mosquetão.
É um nó muito simples, prático, fácil e rápido de se fazer. Porém, como qualquer nó, deve ser feito de maneira cuidadosa e utilizado de forma correta. E, assim como qualquer técnica de escalada, recomenda-se que seja inicialmente praticado sob supervisão de um instrutor experiente.
Para fins ilustrativos, as imagens a seguir mostram como se faz o "Fiel".


Nó Fiel feito diretamente pela ponta da corda:




Nó Fiel utilizado com um mosquetão:



Na escalada o "Fiel" normalmente é mais utilizado junto com um mosquetão. Porém as duas maneiras são importantes de ser conhecer e saber utilizar corretamente.

Paris

Chegamos em Paris no dia 12 de outubro e passamos 3 dias caminhando bastante pelos principais pontos turísticos da cidade. No final do dia 14 voltamos para Barcelona.


Ruas de Montmartre a noite


Montmartre


Vista da Torre Eiffel desde Montmartre


Moulin Rouge


Jardim em frente ao Museu Louvre


Museu Louvre


Nós, em frente ao Museu Louvre


Arco do Triunfo


Carrossel e Torre Eiffel


Corvo no Parc du Champ de Mars


Église des Invalides


Flor no jardim da Église des Invalides


Pont Alexandre III


Torre Eiffel


Vista de Paris desde Montmartre


Montmartre Igreja Sacré Coeur


Pont Des Arts


Rio La Seine


Notre Dame


Notre Dame


Pompidou


Chafariz ao lado do Pompidou


Jardin du Luxembourg com o Panthéon ao fundo


Jardin du Luxembourg

La Foixarda (Montjuïc) - Escalada em Barcelona

La Foixarda (ou também La Fuixarda) é o maior centro de escalada urbano e público da Europa. Este "rocódromo" está situado no parque Montjuïc, dentro da cidade de Barcelona. Foi criado pelos escaladores locais, que aproveitaram a rocha cortada na lateral da rua La Foixarda e também o túnel existente. Após anos de trabalhos, foi feito um acordo entre os escaladores, a prefeitura da cidade e a administração do parque, onde o local passou a ser reconhecido oficialmente como um centro de escalada. O trânsito de veículos no túnel foi fechado e hoje o lugar está dedicado totalmente para a escalada.
O túnel está repleto de agarras. Também na rocha foram colocadas agarras nos pontos necessários. É uma rocha que foi cortada na construção da rua (semelhante à uma pedreira) e na parte de cima está até mesmo coberta de cimento, para conter desmoronamentos. Ou seja, é uma rocha já totalmente interferida pelo homem, de forma que os escaladores não se opuseram em colocar agarras em qualquer ponto onde fosse necessário.
O local conta com vias várias graduações e nos mais diversos estilos possíveis (boulders, tetos, diedros, arestas e até mesmo fendas). Grande parte das vias tem seu nome e grau pintados na base. O sistema de graduação utilizado é o francês.
A escalada em La Foixarda é totalmente gratuita. Há iluminação para escalar de noite também. E o túnel possibilita a escalada até mesmo em dias de chuva.
Ou seja, é uma bela opção para treinar, tanto para quem mora em Barcelona, quanto para quem está de passagem por alguns dias.


Como chegar:

Para quem conta com o transporte público, pode-se ir de metrô até a estação "Espanya" pela Linha 1 (vermelha) ou pela Linha 3 (verde). Da Plaça Espanya são uns 15 minutos caminhando. No mapa a seguir está marcado o Camí de la Foixarda, onde está o "rocódromo":


Exibir mapa ampliado


O blog a seguir dá mais informações sobre o local e as vias (para ver os croquis, procure em "sectores" e "reseñas" na coluna lateral):
www.lafuixarda.blogspot.com


O túnel


Escaladores no túnel


Setor de rocha