Varanasi - India

Também conhecida ao longo de sua história como Kashi ou Benares, Varanasi é uma das cidades mais antigas do mundo continuamente habitadas. Acredita-se que a cidade surgiu em 1200 a.C.. Possui atualmente mais de 1,2 milhões de habitantes e está situada no estado de Uttar Pradesh.
A cidade foi construída ao longo do Rio Ganges, onde estão localizados os Ghats (escadarias na margem do rio). O Rio Ganges, ou Ganga (deusa do rio), é considerado sagrado para os indianos e nele são realizados vários ritos de libertação do ciclo de vida e morte. No rio são realizados diariamente os Pujas (cerimônias de oferendas) e nas suas margens são cremados os mortos. O rio também faz parte do dia-a-dia dos habitantes de Varanasi, que lavam suas roupas, tomam banho, trabalham em seus barcos, tomam sua água acreditando no poder curativo, etc...
Varanasi pode ser considerada a cidade coração do hinduísmo. Inúmeros peregrinos viajam quilômetros para realizar seus rituais às margens do sagrado Ganga. A presença de tantas pessoas com fé e devoção é o que torna este lugar mágico.

Bodhgaya - India

Bodhgaya é uma pequena cidade de 30 mil habitantes aproximadamente, localizada à 13km de Gaya.
É uma cidade serena e espiritualmente importante para os Budistas, atraindo peregrinos de todas as partes do mundo, que vêm para rezar, estudar e meditar. Foi aí que, aproximadamente à 2600 anos atrás, o príncipe Siddhartha Gautama atingiu a iluminação debaixo de uma árvore e se tornou Buda.

Dia 11/02/2010, chegamos em Bodhgaya vindos de Gaya. Ficamos durante seis dias na cidade, onde aproveitamos para descansar um pouco. Visitamos os diversos monastérios budistas existentes na cidade, entre eles: O monastério do Tibet, da China, do Japão, do Butão, da Tailândia, do Nepal, da India, entre outros. Também conhecemos o Mahabodhi Temple, construído no local onde Budha teve a iluminação.

Viagem de trem de Chennai até Gaya - India

No dia 08/02/2010 deixamos Mamallapuram e fomos de ônibus para Chennai, capital do estado de Tamil Nadu. Chennai, também conhecida como Madras, é uma grande cidade (a quarta maior da India), com 6,6 milhões de habitantes, na qual não pretendíamos passar muito tempo. Nossa passagem por Chennai se resumia à necessidade de ter que pegar o trem no dia seguinte de manhã cedo. Assim, passamos a noite num hotel perto da estação e, no dia 09/02, às 7:30, embarcamos numa longa viagem rumo ao norte.

Sul da India - Resumo


Nestes primeiros 2 meses e 1 semana de viagem pela India, fizemos um grande giro pelo sul, passando pelas seguintes cidades e lugares (Obs.: entre parênteses está indicado o estado):

Mumbai (Maharashtra)
Ilha Elefanta (Maharashtra)
Aurangabad (Maharashtra)
Ajanta (Maharashtra)
Ellora (Maharashtra)
Arambol (Goa)
Mapusa (Goa)
Querim (Goa)
Anjuna (Goa)
Panaji (Goa)
Old Goa (Goa)
Hampi (Karnataka)
Anegundi (Karnataka)
Badami (Karnataka)
Aihole (Karnataka)
Gokarna (Karnataka)
Cochin (Kerala)
Munnar (Kerala)
Trivandrum (Kerala)
Neyyar Dam / Sivananda Ashram (Kerala)
Kovalam (Kerala)
Madurai (Tamil Nadu)
Trichy (Tamil Nadu)
Pondicherry (Tamil Nadu)
Auroville (Tamil Nadu)
Mamallapuram (Tamil Nadu)
Chennai (Tamil Nadu)

Mamallapuram - India

Mamallapuram é uma pequena cidade de aproximadamente 12 mil habitantes, localizada no litoral norte do estado de Tamil Nadu. Um lugar tranquilo para passar algum tempo descansando e também com vários interessantes templos e ruínas para ver.

Chegamos em Mamallapuram no dia 05/02/2010, vindos de ônibus desde Pondicherry. E no dia 08/02 seguimos viagem, pegando um ônibus para Chennai.


Templo escavado na rocha, ao lado do Arjuna’s Penance

Auroville - India

Dia 04/02/2010 pegamos um rickshaw e fomos conhecer Auroville. Passamos 2 horas lá (o rickshaw ficou nos esperando): Fizemos uma visita rápida e depois já voltamos para Pondicherry.

Auroville foi definida como uma cidade universal em construção, que tem o objetivo de realizar a união humana, enquanto promove pesquisa de vida sustentável como também outras necessidades culturais, sociais, meio ambientais e espirituais da humanidade.

Pondicherry - India

Puducherry conhecida também como Pondicherry (ou simplesmente Pondy, para os mais intímos... ulala! mon ami!!!), foi colonizada por franceses e estabelecida em 1674 como capital dos territórios franceses na India. A cidade litorânea está dividida por um canal que separa o quarteirão francês da parte residêncial. O “French Quarter”, possuí ruas paralelas e alí estão as mansões coloniais, parque, cafés, etc.

Trichy - India

Tiruchirapalli, universalmente conhecida como Trichy, é uma cidade de quase 900 mil habitantes, localizada no centro do estado de Tamil Nadu. Os principais locais de interesse são o templo Sri Ranganathaswamy e o Rock Fort. Este último é um maciço rochoso no meio da cidade, onde estão alguns templos. Já o templo Sri Ranganathaswamy, conhecido como simplesmente Sri Rangam, é um enorme complexo religioso, enclausurado por uma série de muralhas. Assim, para entrar no núcleo central é necessário passar por sete gopurans. Gopuram é um portal de entrada com forma de torre piramidal escalonada e com diversas esculturas de deidades hinduístas. A mais alta deste complexo tem 73 metros de altura.

Madurai - India

Madurai é uma cidade de aproximadamente habitantes 1,2 milhões de habitantes, localizada no estado de Tamil Nadu, no sul da India.
Em Madurai está localizado o Templo Sri Meenakshi (ou Minakshi), dedicado à Shiva e a deusa Meenakshi. O complexo deste templo possui vários prédios, dentre os quais, 12 gopurams (portal em forma de torre escalonada) contendo esculturas de diversos deuses, deusas, demônios e heróis. A maior gopuram deste templo tem 52 metros de altura. O templo foi originalmente construído entre os séculos VII e X d.C, e extensivamente ampliado e reformado ao longo dos séculos seguintes, especialmente nos séculos XIV e XVIII d.C.

Kovalam - India

No dia 31/01/2010 deixamos o ashram do Sivananda e pegamos um ônibus para Trivandrum. Em Trivandrum, deixamos nossas coisas num hotel e aproveitamos a tarde para conhecer Kovalam, uma cidade de praia que está à uns 12km ao sul. A pequena Kovalam é bastante turística, frequentada tanto por estrangeiros como por indianos. Lá, passeamos um pouco por suas duas principais praias, Hawah e Lighthouse. Jantamos e depois pegamos um ônibus de volta para Trivandrum, onde passamos a noite.