Rishikesh - India

Conhecida como “capital mundial do yoga”, Rishikesh é uma cidade de 80 mil habitantes, situada no estado de Uttarakhand e cortada pelo sagrado Ganga (Rio Ganges). Está à somente 350 metros de altitude, na base do Himalaia, a partir de onde começam a se erguer as montanhas que formarão mais adiante a cordilheira mais alta do mundo. Aqui o Ganga desce ainda com velocidade, vindo das montanhas, chegando a formar algumas corredeiras.
A dita capital do yoga realmente é uma cidade cheia de ashrams, templos e pessoas buscando o caminho da espiritualidade. Porém, ao mesmo tempo, também é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade indiana (o que torna um desafio extra, até mesmo para os yogis mais aplicados, tentar atingir o samadhi...).

Jodhpur - India

Com aproximadamente 850 mil habitantes, Jodhpur é uma tumultuada e suja grande cidade do estado do Rajastão (Rajasthan). Sua principal atração está no centro antigo, com as casas pintadas de azul, o que garante o apelido de “Cidade Azul”. Acima do centro antigo, no topo de uma montanha rochosa, ergue-se o imponente forte Mehrangarh.

Após passarmos a noite viajando de trem desde Jaisalmer, chegamos em Jodhpur na manhã de 13/03/2010. Na estação de trem esperamos ainda por uma hora até o dia amanhecer, e então caminhamos para o centro antigo, em busca de uma pousada. Neste dia subimos até o Mehrangarh. O calor e o sol estavam intolerantes. No final da tarde caminhamos um pouco pelo centro antigo.


Jodhpur, também conhecida como “Cidade Azul”. Ao fundo está o forte Mehrangarh.

Jaisalmer - India

Jaisalmer é um cidade de 60 mil habitantes, localizada no estado do Rajastão (Rajasthan), no deserto do Thar. A cidade foi fundada em 1156, estrategicamente posicionada na rota de camelos entre a India e a Asia central. Um grande forte foi construído no topo do morro Trikuta. E ao redor do forte, os comerciantes e moradores da cidade construiram belas casas e mansões, com ornamentos em madeira e arenito. A cor amarelada do arenito, tanto do forte, como das havelis (casas tradicionais), deu à Jaisalmer o apelido de “Cidade Dourada”.

Chegamos em Jasalmer no dia 11/03/2010, de manhã cedinho, depois de passar a noite viajando de ônibus desde Pushkar.


A cidade de Jaisalmer e o forte, construído em 1156.

Pushkar - India

Pushkar é uma pequena cidade de 15 mil habitantes, localizada no estado do Rajastão (Rajasthan), numa região de relevo acidentado e bastante rochoso. É um lugar de peregrinação para os hinduístas, por seu lago sagrado e por seus templos, dentre eles, o Brahma Temple, um dos únicos no mundo dedicado à Brahma. E para os turistas, outra grande atração são as inúmeras lojas que se estendem pela cidade, oferecendo roupas e souvenirs. Muitos estrangeiros vem aqui exclusivamente para fazer compras, para depois vender os produtos em seu país.

Agra - India

Agra, com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade da India. Está localizada no estado de Uttar Pradesh.
Não seria nenhum motivo para visita se não fosse o Taj Mahal, talvez o mais conhecido monumento da India e certamente também um dos mais conhecidos de todo o mundo. É considerado uma das “grandes maravilhas do mundo”. Foi realizado pelo imperador Shah Jahan como um memorial e mausoleu para sua segunda esposa, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar a luz a seu décimo quarto filho, em 1631. Tamanha foi sua tristeza que, diz a lenda, seu cabelo se tornou grisalho na mesma noite. A construção do Taj Mahal foi iniciada no mesmo ano, embora o prédio principal levou 8 anos para ser finalizado. Em torno de 20 mil pessoas da India e Asia Central trabalharam na construção do Taj Mahal. Especialistas foram trazidos até da Europa para produzir os detalhes em mármore e pedras semi-preciosas. Todo o complexo foi concluído somente em 1653. Pouco tempo depois, em 1658, Shah Jahan foi derrubado por seu filho Aurangzeb e aprisionado no Agra Forte. Assim, pelo resto de seus dias, ele pode contemplar sua obra somente através da janela da prisão. Após sua morte, em 1666, ele foi enterrado no Taj Mahal, ao lado da Mumtaz.

Khajuraho - India

Khajuraho é um pequena cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, localizada no estado de Madhya Pradesh. Sua principal atração são os vários templos hinduístas e jainistas, que estão entre os mais belos da India. Construídos em arenito, estes templos são grandes exemplares da arquitetura indo-ariana. Mas são suas ricas esculturas que fazem a fama de Khajuraho. Ao longo das fachadas destes templos, inúmeras esculturas retratam cenas do Kama Sutra, mulheres, deuses, deusas, animais reais e mitológicos.