Chegando no Nepal - Pokhara

No dia 18/04/2010, vindos de uma longa viagem desde Amritsar, na India, chegamos na fronteira com o Nepal, numa cidade chamada Sunauli. Cruzamos a borda e entramos no lado nepalês da cidade, onde passamos a tarde esperando o horário do próximo ônibus rumo à Pokhara.
Assim, no final da tarde deixamos Sunauli e partimos numa cansativa viagem. O ônibus estava caindo aos pedaços e super lotado de passageiros e cargas. Após uma longa noite mal dormida, chegamos finalmente em Pokhara na manhã de 19/04.
Precisávamos de alguns dias de descanso. E Pokhara revelou-se o lugar ideal para passarmos alguns dias relaxando. É uma cidade tranquila, localizada na beira de um lago, aos pés da cadeia montanhosa do Annapurna, no Himalaia.
Pudemos perceber o quanto a viagem pela India havia sido intensa. E agora precisávamos de algum tempo para recuperar as energias.


Pôr-do-sol no Phewa Tal (lago Phewa), em Pokhara


Depois de uma semana em Pokhara partimos para fazer uma grande caminhada pelo Himalaia, na região do Khumbu. Deixamos uma mochila com as coisas que não iríamos utilizar guardada na pousada onde ficamos, pois após a caminhada voltaríamos novamente para Pokhara. Assim, escolhemos Pokhara como nossa “base”, por ser uma cidade tranquila e gostosa de ficar.
Então, no dia 25/04 deixamos Pokhara de manhã cedo e fomos de ônibus para Kathmandu, rumo ao início da caminhada que íamos fazer no Himalaia.

Nômades

Pensando um pouco a respeito desta viagem que estamos fazendo, vejo que ela é um pouco mais do que somente uma viagem. Uma pessoa que viaja, sai de sua casa para conhecer algum outro lugar, passar algum tempo fora e depois retornar. Porém, o nosso caso não é bem este. Mais do que estar viajando, estamos vivendo como nômades. Não temos residência fixa e também não sabemos para onde vamos depois.

India - Resumo

Nestes 4 meses e meio de viagem pela India, fizemos um grande giro por todo o país, passando pelas seguintes cidades e lugares (Obs.: entre parênteses está indicado o estado):

Mumbai (Maharashtra)
Ilha Elefanta (Maharashtra)
Aurangabad (Maharashtra)
Ajanta (Maharashtra)
Ellora (Maharashtra)
Arambol (Goa)
Mapusa (Goa)
Querim (Goa)
Anjuna (Goa)
Panaji (Goa)
Old Goa (Goa)
Hampi (Karnataka)
Anegundi (Karnataka)
Badami (Karnataka)
Aihole (Karnataka)
Gokarna (Karnataka)
Cochin (Kerala)
Munnar (Kerala)
Trivandrum (Kerala)
Neyyar Dam / Sivananda Ashram (Kerala)
Kovalam (Kerala)
Madurai (Tamil Nadu)
Trichy (Tamil Nadu)
Pondicherry (Tamil Nadu)
Auroville (Tamil Nadu)
Mamallapuram (Tamil Nadu)
Chennai (Tamil Nadu)
Gaya (Bihar)
Bodhgaya (Bihar)
Varanasi (Uttar Pradesh)
Satna (Madhya Pradesh)
Khajuraho (Madhya Pradesh)
Agra (Uttar Pradesh)
Ajmer (Rajasthan)
Pushkar (Rajasthan)
Jaisalmer (Rajasthan)
Jodhpur (Rajasthan)
Haridwar (Uttarakhand)
Rishikesh (Uttarakhand)
Dharamsala (Himachal Pradesh)
McLeod Ganj (Himachal Pradesh)
Bhagsu (Himachal Pradesh)
Dharamkot (Himachal Pradesh)
Pathankot (Punjab)
Amritsar (Punjab)
Gorakhpur (Uttar Pradesh)
Sunauli (Uttar Pradesh)


Caminho da nossa viagem até o Nepal

Amritsar - India

Amritsar está localizada no Punjab, próxima à fronteira com o Paquistão. Com um milhão de habitantes, é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade da India, que não teria grandes motivos para uma visita se não fosse o Golden Temple. Este complexo é o templo mais sagrado dos Sikhs, e também um dos lugares mais espetaculares da India.

Chegamos em Amritsar na noite de 15/04/2010, depois de uma longa viagem de ônibus desde Dharamsala (passando por Pathankot para trocar de ônibus). Fomos dormir cansados e, no dia seguinte, passeamos pela cidade. Fomos no Golden Temple e também no parque Jallianwala Bagh.



Golden Temple, o mais sagrado dos templos Sikhs. O complexo é composto por um conjunto de prédios em torno de um lago. E no interior do lago está o templo, propriamente, que é acessado através de uma passarela.

Dharamsala - India

Dharamsala é uma pequena cidade, com aproximadamente 20 mil habitantes, localizada nas encostas do Himalaia, no estado de Himachal Pradesh, e conhecida por abrigar o governo em exílio do Tibet. Na verdade, o Dalai Lama e o governo tibetano estão instalados um pouco mais acima, na Upper Dharamsala, em Gangchen Kyshong. E um pouco mais acima ainda, está o vilarejo de McLeod Ganj, onde vivem vários tibetanos refugiados e onde os turistas costumam ficar. Mcleod Ganj é cheia de pousadas, restaurantes, lojas e tudo mais que possa atrair as multidões de turistas.
Mas ainda assim, McLeod Ganj é um lugar razoavelmente pacato (para os padrões indianos). E mais pacatos ainda são os vilarejos vizinhos, um pouco mais acima, como Bhagsu e Dharamkot.