Itatiaia - matando a saudade

Após passar cinco dias em São Bento do Sapucaí, eu e o David acordamos cedo na segunda-feira (16/07/2012), arrumamos as coisas, carregamos o carro e deixamos a cabana pouco depois de clarear o dia. Viajamos para o Parque Nacional de Itatiaia, lugar que fazia muitos anos que eu não ia. O tempo estava chuvoso. Chegamos na guarita de entrada da parte alta do parque por volta das 11:00. Apesar de não termos feito reserva para ficar dentro do parque, conversamos com o guarda-parque e felizmente conseguimos a autorização para acampar. Show! Seguimos de carro até o Abrigo Rebouças e montamos acampamento.

O tempo estava feio mas pelo menos ainda não estava chovendo. Então aproveitamos para "escalaminhar". Acho que já eram mais de 13:00 quando saímos rumo à Agulhas Negras. Nossa idéia era subir pela via Aspirina ou pela Formigueiro. A Aspirina, eu acho que já havia descido por ela muitos anos atrás, mas realmente não lembrava nenhum detalhe do caminho. E a Formigueiro nós nunca tínhamos feito. Adoro estar em Itatiaia explorando e descobrindo seus caminhos menos frequentados. Depois da caminhada até a base de Agulhas, começamos a subida pela via Pontão e, após subir a rampa mais inclinada de aderência, desviamos para a esquerda. Então, acabamos entrando na via Formigueiro e fomos subindo pela grande canaleta com bonitas formações (a rocha neste lugar é cheia de buracos, nos fazendo imaginar que estamos em um enorme formigueiro). Ao final da canaleta, chegamos no colo que está entre o cume Norte e o cume onde está o Pontão Ricardo Gonçalves. Ou seja, dos quatro grandes cumes que se vê em Agulhas, estávamos entre os dois mais da esquerda. Então, a partir desde colo seguimos para o cume Norte, no qual nem eu nem o David ainda não tínhamos pisado. Procurando um caminho possível entre as pedras chegamos no topo do Pontão Norte. Ventava forte, garoava e fazia um frio de rachar. Estávamos no meio das nuvens e por isso não tínhamos nenhuma vista. Assim, saímos logo do cume e começamos a descer para fugir do vento. Descemos também pela via Formigueiro. Após sairmos da canaleta buscamos a via Aspirina, pois nossa idéia era ainda aproveitar o final do dia para ir até o Pontão Ricardo Gonçalves. No entanto, assim que começamos a procurar a via Aspirina a garoa se transformou em chuva. Hora de ir embora... Terminamos a descida pela via Pontão. E quando já estávamos quase lá embaixo a chuva parou, abriu um buraco no meio das nuvens e o sol iluminou a paisagem com uma linda luz de final de tarde. Tempo louco! Continuamos nosso caminho de volta até o Abrigo Rebouças.


Após o rampão mais íngreme da via Pontão, em Agulhas Negras

Passando uns dias em São Bento do Sapucaí

Aproveitando minha ida à São Paulo, combinei de passar uma semana escalando com o David entre São Bento do Sapucaí e Itatiaia. Por estar morando no sul do Brasil, procuro sempre que possível aproveitar a oportunidade de rever os amigos e os locais de escalada que sempre gostei de frequentar. Assim, deixamos São Paulo numa quarta-feira, dia 11/07/2012, e seguimos rumo à este lugar tão especial chamado Serra da Mantiqueira. E passamos alguns dias por lá, em contato com essas belas montanhas.

Na quarta-feira, até chegar e nos instalar na cabana acabou ficando tarde e por isso não escalamos. Já na quinta-feira (12/07) o tempo fechou e também não conseguimos fazer grandes coisas (apesar de que para mim, que moro longe, só o fato de estar lá em São Bento já é um grande coisa). Com o tempo ruim, subimos pela trilha, rumo ao Bauzinho, passando na casa onde estava o Lui e sua esposa. Fomos convidados para o almoço. E depois seguimos até a pedra. Choveu, parou, choveu, parou... E decidimos entrar na via "Tudo Bem". Choveu novamente... Fizemos só a primeira enfiada e descemos. Já era final de tarde e então voltamos. Descemos de noite pela trilha até a cabana.

Na sexta-feira (13/07) o tempo abriu. Estava um lindo dia típico de inverno: Frio e céu azul. Fomos para a Pedra do Baú, onde escalamos diversas vias. Ficamos no campo escola, onde estavam também o Lui e sua esposa, e depois subimos por uma via dando acesso até a escadinha. E no final da escadinha finalizamos com a via "Vista Aérea", com um visual incrível: O sol se pondo e o céu escurecendo com um vento frio de inverno. Descemos de noite pela escadinha e então seguimos pela trilha de volta até o carro. Para nossa desagradável surpresa vimos que o pneu estava murcho. Então enchemos e descemos até São Bento para procurar um borracheiro. Depois de várias voltas pela cidade vimos que não tinha nenhum borracheiro aberto. E não restou outra alternativa senão colocar o estepe, já que o pneu estava murchando novamente. E assim decidimos subir novamente para a cabana. No caminho paramos num restaurante para comer uma truta. Chegando na cabana caímos cansados e fomos dormir. Mais tarde chegaram a Fabi e o Hernani, que vieram só para passar o final de semana.

No sábado (14/07), eu, o Hernani, o David, a Fabi, o Lui e a Carol fomos escalar na Pedra da Divisa. Passamos o dia gastando os braços em algumas vias esportivas. Estávamos todos fora de forma... Já estava escuro quando saímos da pedra. Na estrada de volta para a cabana paramos novamente para jantar truta no mesmo restaurante.

No domingo (15/07) eu e o Hernani decidimos escalar na Ana Chata. Saímos tarde. O David e a Fabi ficaram descansando e fizeram uns passeios de carro. Subimos pela trilha até a base da pedra e entramos na via "Elektra". Chegamos no cume pelo final da tarde. Estava um lindo visual. E descemos pela trilha quando estava começando a escurecer. Já de volta na cabana, depois de jantar, a Fabi e o Hernani voltaram para São Paulo. E eu e o David deixamos São Bento no dia seguinte de manhã cedinho rumo à Itatiaia.


Conjunto da Pedra do Baú (Bauzinho, Baú e Ana Chata) visto da Pedra da Divisa. (Foto de Hernani Paiva)

Caraça - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 7


No dia 07/07/2012, depois de sair de Ouro Preto e passar por Mariana, seguimos nossa viagem rumo ao Caraça.

A Serra do Caraça é um trecho da Serra do Espinhaço, localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, e dá nome ao antigo colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Para chegar lá, em Mariana pegamos uma estrada (a MG-129) no rumo de Catas Altas. No caminho passamos pelo povoado de Morro da Água Quente, onde eu já havia estado antes, em 1999, quando fui escalar o Pico do Baiano. Entramos na cidadezinha para dar uma olhada e eu poder matar a saudade. Paramos num mercadinho para beber alguma coisa e depois fomos até o parque onde passa um rio e tem um poço com água morna, que deu origem ao nome do lugar.

Nesta foto pode-se ver o povoado de Morro da Água Quente e, ao fundo, a Serra do Caraça. No centro da foto destaca-se o Pico do Baiano (2016m). O Santuário do Caraça, onde está o antigo colégio, está do outro lado desse maciço de montanhas e, para chegar lá, precisamos contornar, fazendo uma grande volta, passando por Catas Altas e Santa Bárbara.

Mariana - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 6

Na manhã de 07/07/2012 deixamos Ouro Preto e passamos por Mariana. Depois de pegar um trânsito na cidade e também nos perder um pouco, finalmente chegamos no centro histórico, onde paramos para conhecer e tirar algumas fotos.


Igreja de São Francisco de Assis (à esquerda) e Igreja de Nossa Senhora do Carmo (à direita), na Praça Minas Gerais, em Mariana.

Ouro Preto - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 5

Chegamos em Ouro Preto no dia 05/07/2012, ao anoitecer, depois de passar o dia viajando desde Tiradentes. Após encontrar um lugar para nos hospedar, saímos para jantar. Depois voltamos para hotel e descansamos. No dia seguinte (06/07) saímos para passear por essa bonita cidade histórica.

Ouro Preto está situada numa região montanhosa. Nesta foto pode-se ver ao fundo o Pico do Itacolomi (1772m).

Serra de Ouro Branco e Serra de Itatiaia - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 4

Depois de passar por Congonhas, na tarde de 05/07/2012, seguimos rumo à Ouro Preto. E neste caminho fomos surpreendidos por uma bonita paisagem ao longo da estrada. O trajeto é especialmente bonito após passar a cidade de Ouro Branco, quando a estrada sobe a serra de mesmo nome até uma altitude de 1275m. Desse ponto já se tem uma linda vista. No entanto, para aproveitar um pouco mais o visual, saímos do asfalto e subimos por uma estradinha de terra que sai à esquerda. Mas não fomos muito longe, pois ainda tínhamos que seguir viagem e não podíamos perder muito tempo. Apenas subimos um pouco, até uns 1350m de altitude, e paramos o carro para curtir o visual que se vê nas fotos a seguir. Porém, para quem quiser explorar mais, essa estrada de terra segue adiante, acompanhando toda a crista da Serra de Ouro Branco até seu ponto mais alto, à cerca de 1570m de altitude.


Na Serra de Ouro Branco, olhando para o nordeste, ou seja, no rumo de Ouro Preto.

Congonhas - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 3

No dia 05/07/2012, deixamos Tiradentes de manhã, passamos por São João Del Rei e então por Congonhas, onde chegamos de tarde. Cruzamos a cidade, que nos pareceu meio caótica, e fomos até o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, objetivo de nossa rápida visita em Congonhas.

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma Basílica, um Adro, onde estão as famosas esculturas dos Doze Profetas feitas por Aleijadinho, e ainda algumas Capelas com cenas da Paixão de Cristo. O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX.


Santuário de Bom Jesus de Matosinhos: Vista da Basílica e adro com escadaria e as estátuas dos Doze Profetas.

São João Del Rei - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 2

No dia 05/07/2012 de manhã deixamos Tiradentes e fomos para São João Del Rei. Nossa idéia era passar relativamente rápido pela cidade, apenas para visitar o centro histórico, e então já seguir viagem. Depois de certa dificuldade para estacionar o carro, conseguimos encontrar um lugar para parar e pudemos então caminhar um pouco pelo centro antigo da cidade.


O bonito Centro Histórico de São João Del Rei

Tiradentes - Viagem de carro por Minas Gerais - Parte 1

No dia 28/06/2012 eu e a Deise pegamos um vôo para São Paulo para passar umas semanas visitando meus pais. Então, aproveitando a oportunidade de estarmos por perto, nós quatro decidimos fazer uma viagem de carro passando por algumas cidades históricas de Minas Gerais. Assim, no dia 02/07 deixamos São Paulo de manhã e partimos rumo ao nosso primeiro destino, Tiradentes. Depois de passar o dia inteiro viajando, chegamos em Tiradentes de noitinha. Nos hospedamos numa pousada e saímos para jantar. No dia seguinte (03/07) passeamos pela cidade. Caminhamos pelo bonito centro histórico e tiramos várias fotos.


Tiradentes