Projeto Pontos Culminantes do Brasil

Em 2004 foram realizadas novas medições de altitude em algumas montanhas brasileiras (conforme tabela abaixo). A grande novidade foi que a Pedra da Mina, um pico bastante desconhecido até então, passou a ser a montanha mais alta da Serra da Mantiqueira, ficando as Agulhas Negras em segundo lugar. A partir daí a Pedra da Mina e a Serra Fina passaram a ser cada vez mais freqüentadas pelos montanhistas, aumentando consideravelmente também o impacto ambiental na região.


Fonte: IBGE
* Anuário Estatístico Brasileiro

Projeto Pontos Culminantes do Brasil:


O Projeto Pontos Culminantes do Brasil é um acordo de parceria científica firmado entre o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e tem como principal objetivo medir com exatidão a altitude dos pontos mais elevados do Brasil. Foi proposto em 2001 pelo IBGE. As primeiras medidas foram feitas em 2004, e as últimas, do Monte Roraima, em 2005.

As seguintes etapas já foram realizadas:


- Medição dos Picos da Neblina e 31 de Março, no Parque Nacional do Pico da Neblina

- Medição dos Picos da Bandeira, do Cristal e Pico do Calçado, no Parque Nacional do Caparaó

- Medição do Monte Roraima

- Medição dos picos de Agulhas Negras, Pedra da Mina, dos Três Estados



Medidas anteriores ao Projeto:




Medidas posteriores ao Projeto:



OBSERVAÇÕES:


Caso os pontos medidos no Caparaó (picos "Sem Nome" 1 e "Sem Nome 2") venham a ser considerados "montanhas" pelo IBGE, o Monte Roraima passará a ser o décimo pico mais alto do Brasil. No entanto, essa altitude de 2.739m (para o Monte Roraima) deve ser, na realidade, a altitude do marco da tríplice fronteira (Brasil, Venezuela, Guiana). Deverá portanto ser buscado ainda o ponto mais alto do Monte Roraima dentro do território brasileiro, já que o mesmo é um extenso platô (tepuy).

Um comentário:

  1. PORQUE VCS NÃO BOTAM A IMAGEM DA ONDE ELES SE LOCALIZAM ?

    ResponderExcluir