Parque Nacional Torres del Paine (1997): Cerro Almirante Nieto e Travessia do Passo Condor

Após a expedição na Patagonia Ocidental, passamos alguns dias em Puerto Éden esperando pelo navio "Navimag". Para mais informações sobre a expedição na Patagonia Ocidental, acesse o link a seguir:
De Puerto Edén, o pessoal voltou para Puerto Montt e então para o Brasil. Porém eu (Roberto Lacaze) e o Beto (Roberto Vilela) resolvemos esticar um pouco mais a viagem e descemos com o navio até Puerto Natales. Passamos uma semana no Parque Nacional Torres Del Paine, onde escalamos o Cerro Almirante Nieto e também fizemos uma travessia em glaciar, passando pelo passo Condor, entre as Torres Sur e Central.
- Almirante Nieto 2640m (Cordillera del Paine, Patagonia, Chile; 12/Fevereiro/1997)

Foto: Parque Nacional Torres del Paine, no sul do Chile. Nesta foto pode-se ver as Torres (direita), o Almirante Nieto (centro), os Cuernos (esquerda) e uma parte do Paine Grande (esquerda, ao fundo).

Foto: Acampamento Base do Cerro Almirante Nieto. O Cerro Almirante Nieto (2640m), pode ser visto ao fundo, à esquerda.

Foto: Cerro Almirante Nieto (2640m), no Parque Nacional Torres Del Paine, no Chile.
A via que subimos inicia-se por uma canaleta de neve (na parte esquerda da foto, em diagonal). Após esta canaleta, a via segue por um trecho de rocha, que dá acesso ao glaciar superior e segue subindo até o cume.

Foto: Na canaleta de neve, subindo o Cerro Almirante Nieto, na primeira parte da via.

Foto: Roberto Lacaze escalando o trecho de rocha (após a caneleta de neve), no Cerro Almirante Nieto.

Foto: Roberto Vilela escalando o trecho de rocha, no Cerro Almirante Nieto.

Foto: Subindo o Cerro Almirante Nieto, na crista de acesso ao cume.

Foto: Roberto Lacaze no cume do Cerro Almirante Nieto (2640m).

Foto: As "Torres" vistas do cume do Cerro Almirante Nieto.

Foto: Os "Cuernos" vistos do cume do Cerro Almirante Nieto. Ao fundo pode-se ver também os Lagos Nordenskjold e Pehoe.

Foto: Acampamento base do Cerro Almirante Nieto, com as torres ao fundo. Pode-se ver, da esquerda para a direita: Torre Sur, Torre Central e Torre Norte. O Passo Condor está entre as torres Sur e Central.

Após a escalada do Almirante Nieto, fizemos uma travessia cruzando pelo Passo Condor, entre a Torre Sur (à esquerda) e a Torre Central. A caminhada inicia-se pelo Vale do Silêncio, no "lado detrás" das torres (lado oeste). Fizemos um bivaque no Vale de Silêncio e, no segundo dia da travessia, seguimos até o final do vale e subimos por uma canaleta de neve até o Passo Condor. Cruzamos o estreito passo, entre as torres Sur e Central, e descemos por uma canaleta de neve até o glaciar ao leste das torres ("lado da frente" da torres). Atravessamos o glaciar até chegar no "mirador das torres" e já descemos para a parte baixa do parque, onde chegamos de noite. Foi um longo e cansativo dia, onde boa parte da caminhada fizemos com neve acima da altura dos joelhos.
No dia seguinte retornamos para Puerto Natales e, então, para Punta Arenas, onde pegamos um vôo para Puerto Montt. Antes de voltar para o Brasil, ainda fomos subir o vulcão Llaima, um belo vulcão ativo.

Foto: As Torres Norte e Central, vistas do Vale do Silêncio.

Foto: Subindo em direção ao Passo Condor, entre a Torre Central (à esquerda) e a Torre Sur (à direita)