Puigmal e Pic de Segre - Pirineus

O Puigmal, com 2910m, é a montanha mais alta dos Pirineus Orientais e uma das mais altas da Catalunha. Está localizado na fronteira da Espanha com a França. Ao seu redor estão várias outras montanhas também muito bonitas.
A subida desta montanha não apresenta dificuldades técnicas. É uma linda caminhada. Além disso, desde Barcelona, o acesso ao Puigmal é muito fácil, pois há uma linha de trem que chega próximo ao maciço. Por esse motivo acredito que seja a montanha mais fácil e barata de se chegar desde Barcelona.

No dia 22/09/2009 pegamos o trem na estação “Barcelona - Sant Andreu Arenales”, perto de nossa casa. Em aproximadamente 2 horas de viagem chegamos em Ribes de Freser. Aí pegamos a cremalheira até Queralbs. Cremalheira é um tipo de trem, tracionado por rodas dentadas, que permitem subir trajetos mais inclinados que um trem normal. Passeamos um pouco pelo lindo vilarejo de Queralbs e depois iniciamos nossa caminhada. Subimos pela trilha até Nuria. Em Nuria continuamos a caminhada, subindo por um vale, em busca do Puigmal. Seguimos por uma trilha beirando o rio, até o final do vale. Então passamos abaixo de uma parede rochosa e a contornamos subindo pela direita, seguindo a trilha. Já era final do dia e buscávamos algum local para acampar. Por falta de boas opções, acabamos montando nossa barraca ao lado da trilha, numa área inclinada.
Acordamos cedo no dia 23/09/2009, desmontamos a barraca e escondemos nossas mochilas cargueiras atrás de uns rochedos, próximo ao local onde passamos a noite. Começamos então a caminhar. Subimos apenas com um mochila pequena. Após cerca de uma hora de caminhada chegamos num colo, entre duas montanhas, as quais imaginávamos ser o Finestrelles (2829m), à direita, e o Puigmal (2910m), à esquerda. Deixamos o Finestrelles para subir na volta e subimos rumo ao pico que pensávamos ser o Puigmal.Seguimos pela crista, que faz fronteira entre Espanha e França. Porém, quando chegamos no cume, tivemos uma enorme surpresa: Estávamos mais alto que o Finestrelles, como era de se esperar, mas à nossa frente surgiu uma outra montanha, mais alta que o cume onde estávamos. Ou seja, não estávamos no Puigmal e sim numa outra montanha, entre o Puigmal e o Finestrelles. Mais tarde descobrimos que esta montanha se chama Pic de Segre. Havíamos, no dia anterior, pego a trilha que leva ao Finestrelles e não a trilha do Puigmal. Ótimo, pois era uma caminho muito bonito (talvez até mais que a trilha normal do Puigmal). E agora não nos restava nada senão continuar pela crista até o Puigmal. Descemos, seguindo a crista, e subimos um outro pico, um pouco mais baixo, chamado Pic Petit de Segre. E após este, sim, finalmente chegamos no Puigmal. Após algum tempo no cume, descemos o Puigmal pela trilha normal. Porém mais adiante, tivemos que pegar uma outra trilha, que contorna o Pic de Segre e cruza até a trilha do Finestrelles, onde havíamos deixado nossas mochilas. Assim, pegamos nossas mochilas de descemos pela trilha do Finestrelles. Acampamos próximo ao ponto onde esta trilha se junta com a trilha do Puigmal, num belo local, ao lado do rio que desce do Puigmal.
No dia 24/09/2009 desmontamos a barraca e seguimos nossa caminhada de retorno. Passamos por Nuria e continuamos descendo pela trilha até Queralbs. Em Queralbs pegamos a cremalheira até Ribes de Freser e voltamos de trem para Barcelona.

Estas são as montanhas que subimos:

- Pic de Segre 2848m (Pirineus, Espanha-França; 23/setembro/2009)
- Pic Petit de Segre 2780m (Pirineus, Espanha-França; 23/setembro/2009)
- Puigmal 2910m (Pirineus, Espanha-França; 23/setembro/2009)


Como ir:

- Em Barcelona deve-se pegar o trem para Ribes de Freser. Veja o site da Renfe para maiores informações sobre os horários.
- Em Ribes de Freser, ao lado da estação de trem, está a estação da cremalheira que sobe para Nuria.
- No entanto, a passagem completa da cremalheira até Nuria é um pouco cara. A passagem do trecho até Queralbs é muito mais barata. Para consultar os horários e preços veja o site do Vall de Nuria. Portanto, vale a pena pegar a cremalheira somente até Queralbs, um pequeno e lindo povoado no meio do caminho, e a partir daí subir caminhando.
- De Queralbs (1180m) até Nuria (1960m) há várias opções de trilhas, todas muito bem sinalizadas. A caminhada é bonita e leva em torno de 3 horas.
- Chegando em Nuria, deve-se pegar a trilha que segue pelo vale à noroeste. A trilha inicia-se subindo um pequeno morro e entrando numa floresta de pinheiros, pelo lado esquerdo do vale.
- Após uns 15 minutos há uma placa (que pode ser um pouco confusa) indicando as trilhas do Puigmail e do Finestrelles. Aí temos o seguinte:
- A trilha para o Finestrelles continua no mesmo vale (sentido noroeste), pelo lado esquerdo do rio, porém bem mais alta que o rio. Há uma trilha que segue junto ao rio, mas esta não é a trilha principal.
- A trilha para o Puigmal entra num outro vale, subindo no sentido sudoeste, seguindo pelo lado direito de um outro rio (que desce por este outro vale). Desde Nuria, são umas 4 horas de caminhada até o cume do Puigmal.


A seguir está um vídeo que fizemos mostrando toda a caminhada e a subida destas montanhas:




Croqui das trilhas



Exibir mapa ampliado
Imagem de satélite da região de Nuria (fonte: Google Maps)


A seguir estão as fotos que tiramos durante esses dias de caminhada:

Queralbs é um lindo povoado nos Pirineus, à 1180 metros de altitude










Detalhe das telhas, que são feitas de pedra



Església de Sant Jaume de Queralbs: uma bela igreja românica


Detalhes da igreja





Paisagem na trilha que sobe de Queralbs até Nuria


Várias cachoeiras no caminho





Chegando em Nuria


Nuria, à 1960 metros de altitude. Originalmente era um santuário. Atualmente, é também um hotel e uma estação de esqui.


Igreja, em Nuria


Subindo a trilha, já bem acima de Nuria


Vista do vale, acima de Nuria


Nosso primeiro acampamento, à uns 2200 metros de altitude, na trilha de acesso ao colo Finestrelles - Pic de Segre.


Visual ao entardecer


Subindo, no segundo dia de caminhada. Ao fundo, no centro, está o Finestrelles (2829m)


Puigmal (2910m), visto do cume do Pic Petit de Segre (2780m)


No cume do Puigmal (2910m)




Vista do cume do Puigmal: Pic Petit de Segre (2780m), à esquerda; Pic de Segre (2848m), no centro; e Finestrelles (2829m), ao fundo.


Pic de Segre (2848m), à esquerda; e Finestrelles (2829m), à direita.


Na descida do Puigmal


Nosso segundo acampamento, à uns 2050 metros de altitude


Vista do acampamento


O vale por onde segue a "via normal" do Puigmal (a via que utilizamos para a descida).


Cachoeira, na trilha acima de Nuria


Flores








Um comentário:

  1. Seu relato e as fotos estão sensacionais! seu blog idem! parabéns. abraços!

    ResponderExcluir