Mumbai (Bombay) - India

Após nossa longa viagem desde Barcelona, chegamos em Mumbai, na India, na tarde de 03/12/2009. No aeroporto pegamos um taxi, que, depois de uma hora e meia de viagem, em meio ao trânsito caótico de Mumbai, nos deixou no bairro Colaba. Aí teríamos que encontrar um hotel para ficar. Após uma hora zanzando pelas ruas de Colaba, com nossas mochilas nas costas, e tentando escapar dos intermediadores (homens que tentam a qualquer custo nos levar para algum hotel para ganhar comissão), decidimos escolher um, entre os vários pulgueiros que havíamos visitado.

No dia seguinte (04/12) caminhamos bastante por Mumbai. Com mais de 16 milhões de habitantes, esta é a maior cidade e também centro econômico da India. Porém a India pode se revelar chocante, principalmente nos primeiros dias. É necessária uma “aclimatação” para começar a tentar entender este enorme país. A primeira imagem que se tem de Mumbai é de uma enorme favela, com alguns edifícios modernos espalhados. Realmente não é o tipo de lugar que nos agrada: milhares de vendedores ambulantes, mendigos, famílias inteiras vivendo na rua, com crianças de poucos meses dormindo nuas na calçada, buzinas do trânsito enlouquecido, poluíção, lixo e muita sujeira na ruas, etc. Assim, decidimos que deveríamos deixar Mumbai o quando antes, sem tentar verificar se esta nossa primeira imagem da cidade estava totalmente correta.
Neste dia fomos até o Victoria Terminus (cujo nome oficial é Chhatrapati Shivaji Terminus), a mais movimentada estação de trem da Asia. Compramos nossas passagens para deixar Mumbai no dia seguinte de noite.

No outro dia (05/12), pegamos um barco para Elephanta Island (Ilha Elefanta), onde passamos o dia conhecendo alguns templos em covas escavadas na rocha. No final da tarde voltamos para Mumbai e fomos para a estação pegar nosso trem rumo a Aurangabad.


Gateway of India: Este grande arco de basalto, foi construído em comemoração a visita do Rei Jorge V, no início do séc. XX. Localiza-se em frente ao porto de Mumbai.


Prédio em arquitetura Victoriana: a colonização da Inglaterra deixa sua marca nas construções da cidade. Mas, este é um dos únicos prédios bem conservados da cidade.


Victoria Terminus (Chhatrapati Shivaji Terminus): construção gótica victoriana, mesclada com estilos árabe e hindu.


Victoria Terminus: movimento interno do terminal, atualmente a estação mais movimentada da Ásia.


Ônibus: mais uma herança inglesa.


Vendedora ambulante, a forma de comércio mais comum de Mumbai.


Nascer do sol no Porto de Mumbai.

2 comentários:

  1. gostaria de saber a respeito do preco em elefanta ... to indo pra mumbai na px semana e queria ter uma nocao do gasto
    robertacouri@yahoo.com.br

    valeu

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Elefanta é um passeio de 1 dia (vc vai e volta no mesmo dia). O barco custa em torno de 100 rúpias (ida e volta). O barco sai do Gateway of India, no bairro Colaba. Chegando na ilha, vc deverá caminhar uns 15 minutos até a entrada do parque. O ingresso de entrada custa 250 rúpias.

    1 real vale aproximadamente 25 rúpias

    É isso aí! Boa sorte!

    ResponderExcluir