Cochin - India

Kochi, também conhecida como Cochin, é uma cidade de mais de 1,3 milhões de habitantes, situada no estado de Kerala.
O estado de Kerala, localizado no sul da India, é um dos mais avançados do país. Em 1957 Kerala foi pioneira mundial em eleger livremente um governo comunista. Enquanto o martelo e a foice comunistas não tiveram talvez grande sucesso em outras partes do mundo, os princípios socialistas-democráticos de Kerala tem demonstrado uma trajetória de relativo sucesso. Kerala tem sido rotulada como o estado indiano mais desenvolvido socialmente. O índice de alfabetização é o maior do país. A mortalidade infantil é um quinto da média nacional. E a expectativa de vida está em 73 anos, 10 anos acima da média do resto da India.

A cidade de Cochin é composta por um conjunto de ilhas e penísulas. Ao longo dos séculos, o local atraiu comerciantes e exploradores de diversas partes do mundo, como portugueses, holandeses, ingleses, chineses, árabes, etc. O navegador português Vasco da Gama chegou aí em 1498, dando início ao colonialismo europeu e a briga pelo controle do lucrativo comércio de especiarias.

Chegamos em Cochin por volta do meio dia de 18/01/2010, depois de passar a noite viajando de trem desde Gokarna / Karwar. Caminhamos da estação de trem até o terminal hidroviário (1,5km), onde pegamos um barco para Fort Cochin. Localizado numa ilha, Fort Cochin é o bairro onde há mais estrutura de turismo. Assim, passamos 4 dias descansando e passeando nesta pacata cidade. Chegamos a ter a impressão que não estávamos mais na India. As ruas são mais limpas e a cidade mais organizada. Há pobreza, porém menos que em outras partes do país. Por outro lado também, os preços em geral são mais altos.


Cochin


Basílica de Santa Cruz. O prédio original foi construído neste local em 1506 pelos portugueses, enquanto este edifício atual é bem mais recente, de 1902.


Igreja de São Francisco. Originalmente, a igreja foi construída em madeira no ano de 1503, sendo considerada a primeira da India. O edifício atual é do século XVI, e substituiu o prédio original de madeira. O navegador Vasco da Gama, que morreu em Cochin em 1524, ficou enterrado aí por 14 anos, quando seus ossos foram então transferidos para Lisboa.


Redes de pesca chinesas, bastante comuns nas costas de Cochin. Esta técnica de pesca foi trazida no século XV por comerciantes chineses e utiliza um aparado com enormes braços de madeira para estender e recolher a rede.


Pescadores em Cochin


Lojas e pousadas: Fort Cochin é o bairro com maior estrutura para os turistas. Por alguns momentos pode até parecer que não estamos mais na India.


Crianças pegando um rickshaw para voltar da escola para casa. (Rickshaw é este taxi triciclo, muitíssimo comum em toda a India).


Fantoches


Esta cabra subiu em cima do muro!


Uma família no barco entre Ernakulam e Fort Cochin


Flor, em Fort Cochin


No dia 22/01, de manhã, deixamos Cochin e fomos de ônibus para Munnar.

9 comentários:

  1. Olá.
    Parabéns pelo blog!
    Meu marido e eu pretendemos fazer um cruzeiro pelo extremo oriente e o navio passa por essa cidade. Gostei muito das informações.
    Vc acha que há problema em descermos do navio e irmos por conta aos pontos turísticos? E o que vc indica, já que teremos apenas um dia?

    Passaremos também por Bombaim. Se tiver dicas, agradeço.

    Visite meu blog www.tahitiehaqui.blogspot.com

    Um abraço e boas viagens,

    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado, legal que gostou do blog!
      Não há problema algum em ir por conta própria aos pontos turísticos: Um passeio a pé pelo centro de Cochin é bem tranquilo e vale a pena (o centro é pequeno e dá para fazer tudo a pé).

      Quanto a Mumbai, dê uma olhada nos links abaixo:
      http://robertolacaze.blogspot.com/2009/12/mumbai-bombay-india.html

      http://robertolacaze.blogspot.com/2009/12/elephanta-island-india.html

      Abs e boa viagem!
      Roberto

      Excluir
  2. Estarei fazendo um cruzeiro que fará uma parada em Cochin. Não tenho a menor ideia do que fazer lá afinal ficaremos lá 2 dias. O que vc me indica? Somos um casal que gosta de conhecer novas culturas e costumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, Sugiro passear a pé pelo centro de Fort Cochin, é bonito, e assim poderá explorar tranquilamente cada lugar e observar um pouco da cultura. Não deixe de experimentar a culinária local, pois tem coisas muito boas.
      Boa viagem para vcs!

      Excluir
  3. ola boa tarde
    procuro um indiano que se chama Praveen prasad ele é de cochin e tambem é eletrecista de um hotel não sei o qual mais preciso falar com ele
    se vcs poder me ajudar meu muito obrigado
    meu e-mail izabela-222@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem comentários...

      Boa sorte!
      ;)

      Excluir
    2. Meio difícil para um turista conhecer os locais pelo nome.
      Tente ligar no seviço de lista telefonica da cidade. rs

      Excluir
  4. Amei o seu blog! Achei muito interessante a maneira que vc conta a historia das regiões . gostaria de morar nessa região o que você acha se comparada com Brasília - DF

    ResponderExcluir