Pushkar - India

Pushkar é uma pequena cidade de 15 mil habitantes, localizada no estado do Rajastão (Rajasthan), numa região de relevo acidentado e bastante rochoso. É um lugar de peregrinação para os hinduístas, por seu lago sagrado e por seus templos, dentre eles, o Brahma Temple, um dos únicos no mundo dedicado à Brahma. E para os turistas, outra grande atração são as inúmeras lojas que se estendem pela cidade, oferecendo roupas e souvenirs. Muitos estrangeiros vem aqui exclusivamente para fazer compras, para depois vender os produtos em seu país.

Chegamos em Pushkar no dia 05/03/2010 de manhã cedo, depois e passar a noite viajando de ônibus desde Agra até Ajmer e então pegar um outro ônibus até Pushkar. Nos hospedamos num hotel bastante barato e confortável e passamos alguns dias descansando e passeando pela cidade. O inverno já estava terminado e começava a fazer cada dia mais calor. Um ar seco e quente nos enchia o corpo de preguiça.
Após cinco dias em Pushkar, decidimos conhecer também outras cidades do Rajasthan. Assim, na noite de 10/03, deixamos nossas mochilas cargueiras em Pushkar e saímos para alguns dias de viagem, levando apenas as mochilas pequenas. Fomos para Jaisalmer e para Jodhpur.
No dia 14/03 retornamos para Pushkar, onde passamos mais alguns dias. Na tarde de 19/03 deixamos Pushkar e pegamos um ônibus para Haridwar.


A cidade de Pushkar e o lago, com seus ghats (escadarias que descem até a margem do lago). O lago havia sido temporariamente esvaziado para limpeza.


Pushkar, o lago e o Pap Mochani (Gayatri) Temple, ao fundo, em cima do morro.


Gurdwara Temple: é um templo Sikh


As mulheres no Rajastão são muito enfeitadas e coloridas


Os homens usam enormes bigodes e turbantes


Mulher


Senhor bigodudo


Mulher levando vaso na cabeça


No Rajastão, as mulheres antes do casamento, fazem uma pequena procissão pelas ruas da cidade, com as outras mulheres de sua família. Elas levam vasos na cabeça com plantas e são acompanhadas por um homem que toca tambor.


Senhor com turbante colorido


A cor do turbante pode significar a casta, a religião e a ocasião. E a maneira que ele é enrolado indica a classe social e a origem do homem. Os Brahmins utilizam turbantes rosa.


Mulheres


Senhora


Tatuadora de henna


Bebezinho atento a tudo, no seu confortável meio de transporte.


Mulher com seu enorme piercing no nariz


Meninas arrumadas para um casamento


Assistimos um bonito show de Kathak, dança típica do Rajastão.



Veja mais:
- Para ver as fotos e ler sobre a segunda vez que estivemos em Pushkar, em janeiro de 2011, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário