Via Leste - Pico Maior - Três Picos de Salinas

A via Leste do Pico Maior é certamente um clássico da escalada em rocha no Brasil. De estilo tradicional, bastante longa (com cerca de 700m de extensão) e localizada em um lugar belíssimo da Serra do Mar (o Parque Estadual dos Três Picos), a Leste é uma experiência incrível para aqueles que buscam um contato intenso com a montanha.

Este filme que coloco a seguir foi produzido pela Montanhar e retrata com lindas imagens a escalada desta via, além de contar um pouco sobre a história de sua conquista (em 1974).

Parte 1:




Parte 2:




Croqui (clique na imagem para ampliar):

Croqui da via Leste do Pico Maior. Fonte: FEMERJ


Tive a oportunidade de conhecer esta via em julho de 1999 em uma viagem que fiz com o David Henrique, onde passamos por vários locais de escalada do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Optamos por subir da maneira mais leve possível, para poder ganhar agilidade e velocidade. Escalamos em simultâneo a primeira metade da via, até chegar na primeira chaminé. A partir daí a linha faz mais zigue-zagues e portanto seguimos fazendo segurança normal. Foram cerca de 4h30min da base da via até o cume. Rapelamos pela via Sílvio Mendes e no final da tarde já estávamos de volta no acampamento.

Foto: A imponente face leste do Pico Maior (2316m). Localizado em Nova Friburgo (RJ), o Pico Maior é o ponto culminante da Serra do Mar.


Foto: Roberto Lacaze no topo do Pico Maior (2316m).

Um comentário: