Aït Benhaddou - Marrocos (parte 7)

Aït Benhaddou está à uns 32km de Ouarzazate. Neste pequeno povoado encontra-se uma das kasbas mais bem conservadas da região do Atlas. Isso deve-se aos investimentos recebidos pelas diversas filmagens realizadas no local (Lawrence das Arábias, Jesus de Nazaret, Gladiador, Babel, entre outras). Acredita-se que esta kasba foi construída no século XI para controlar a rota das caravanas que iam de Telouet a Ouarzazate. Atualmente está protegida pela Unesco.
Fomos para Aït Benhaddou de grand taxi, desde Ouarzazate. Chegamos lá no dia 20/01/2009 de tarde. Nos hospedamos numa pousada muito bem cuidada pelo prestativo Hasan e seus irmãos. De tarde o tempo virou. Chegou uma tempestade e até acabou a luz na cidade. De noite nevou. Coisa muito rara por lá. Segundo os locais fazia uns bons anos que não nevava.
O dia 21/01 amanheceu lindo, com céu azul e a paisagem coberta de neve. Passeamos pela bela kasba.
No dia 22/01 caminhamos até um outro povoado, à 7km de distância, onde está a kasba Tamdaght (muito bonita também).
No dia 23/01 de manhã deixamos Aït Benhaddou. Pegamos um grand taxi até o povoado de Tabourahte e então outro até Ouarzazate.


A bela kasba de Aït Benhaddou


O povoado de Aït Benhaddou com neve.











Lojas



Para chegar na kasba é preciso cruzar um rio, o Oued Ounila. As pessoas que vivem na kasba não tem luz elétrica. Já na margem oposta do rio, está o povoado, onde há luz elétrica e tem acesso por estrada.


A kasba





Ao fundo estão as montanhas do Atlas.


Homem vestindo a chilaba, traje típico.


Homem vestindo trajes típicos.
Quando estão sendo feitas as filmagens na região, boa parte da população local é contratada para trabalhar como figurante. Este (que se chama Mohamed) nos contou que trabalhou no filme "Babel", entre outros.



Mulher fazendo um tapete.


Músicos tocando música bereber, utilizando seus instrumentos típicos.




A kasba de Aït Benhaddou







A kasba de Aït Benhaddou no pôr-do-sol.







No dia 22/01 caminhamos até um outro povoado, à 7km de distância, onde está a kasba Tamdaght:
A kasba de Tamdaght.




Kasba Tamdaght

2 comentários:

  1. Olá Roberto, por casualidade vi teus comentários e fotos depois de mais de um ano dessa aventura ( na verdade não sou nada expert nessa tecnologia).
    Tenho uma curiosidade e talvez possas me ajudar: Já conheço Marrakech e as cidades imperiais. desejo agora conhecer o Sahara, pelo menos passar umas 3 noites em pleno deserto. Como a época que escolhi será inverno lá,te parece possível suportar as noites nas areias do deserto? que me aconselhas a conhecer?
    Te agradeceria muito se pudesses me auxiliar nessas dúvidas. Meu e.mail: idhfrison@gmail.com
    desde já muito obrigada.
    Um abraço
    Glória Frison

    ResponderExcluir
  2. Olá Gloria,
    Para mim o inverno é a melhor época no Marrocos (com execeção do norte, onde é a época de chuva). O inverno no deserto é bastante frio de noite e agradável durante o dia. Mas nada que um bom sleeping bag não resolva...
    Outra coisa boa do inverno é que tem muito menos turistas, é baixa estação, e por isso é possível conseguir bons descontos.
    Te aconselho viajar pela parte ao leste do Atlas, a partir de Ouarzazate, subindo até o Erg Chebbi, como fizemos (veja no blog).
    Quanto ao passeio de camelo no deserto, se quiser melhores preços, deixe para contratar somente quando chegar realmente no deserto (é fácil chegar de ônibus no Erg Chebbi). Quanto mais longe do deserto você contratar a excursão de camelo, mais caro você irá pagar.
    É isso aí, boa viagem!
    Abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir