Vientiane é a capital do Laos, um país pouco povoado e tomado por florestas e montanhas. O Laos tem 6,7 milhões de habitantes e Vientiane, sua maior cidade, tem 200 mil habitantes. Ao contrário das outras capitais do Sudeste Asiático, que costumam ser caóticas, Vientiane é tranquila, com ares de cidade do interior. É um lugar agradável. E a vida no Laos parece que caminha em outro ritmo. O lugar, as pessoas, enfim, tudo é menos tenso e transmite uma grande sensação de paz.
Chegamos em Vientiane na tarde de 14/10/2010, depois de uma longa e cansativa viagem desde o Vietnã. Havíamos deixado Ninh Binh (no Vietnã) na noite anterior. Cruzamos a fronteira assim que amanheceu o dia e seguimos viajando ao longo do dia até finalmente chegar em nosso destino, a capital do Laos.
Logo no dia seguinte fomos no consulado chinês, onde demos entrada na tramitação de nosso visto, que levaria 6 dias para ficar pronto. Assim, passamos todos esses dias em Vientiane, esperando o visto chinês e aproveitando para descansar e conhecer um pouco da cidade.
Wat Si Saket, decorado com alguns milhares de estátuas de Buda. Este templo foi construído em 1818 e é o mais antigo de Vientiane. Ao redor do templo, encontram-se as estátuas de Buda que datam do século XV ao XIX.
Wat Si Saket
Patuxai é o “Arco do Triunfo” de Vientiane, que homenageia as pessoas que morreram nas guerras pre-revolucionárias. Foi construído em 1969.
Um dos templos que faz parte do grande complexo de Pha That Luang.
Pha That Luang é o mais importante monumento do Laos e símbolo do budismo nacional. Sua construção iniciou-se em 1566 e, ao longo dos anos, foram construídos quatro templos ao redor da stupa. Segundo a lenda, um missionário de Ashoka, da India, construiu uma stupa neste mesmo local no século III a.C.
Nesta foto, a luz de final de tarde deu à stupa uma cor especial, enquanto uma nuvem negra de chuva se aproximava por trás. Na nossa volta para o centro da cidade, de bicicleta, fomos pegos pela chuva.
Wat Mixay. O nosso hotel ficava em frente desde templo.
Crianças brincando em uma escola ao lado do Wat Mixay.
Pinturas à venda em uma das ruas de Vientiane.
Tuk-tuk em Vientiane. Este taxi-triciclo é bastante comum no Laos.
Tuk-tuk
No dia 20/10, nosso visto da China ficou pronto. Assim, no dia seguinte (21/10), deixamos Vientiane e começamos a seguir no rumo do norte do Laos. Pegamos de manhã cedo um ônibus até Luang Prabang.
Vientiane é a capital do Laos.
DICAS:
- Há várias opções de hotéis e guesthouses em Vientiane, porém a maior parte não oferece uma boa relação custo / benefício (principalmente quando se compara com os preços que se costuma pagar nos países vizinhos). Além disso, nem sempre o mais caro é o melhor e o mais barato é o pior. E há diferenças absurdas! Então, precisa procurar bem. Nós recomendamos o “Youth Inn 2”, que está na Rua François Ngin, e oferece quartos duplos com banheiro dentro e internet wi-fi por 60.000 kip (7,5 dólares).
- Bicicleta é uma ótima opção para se conhecer a cidade. Vários hotéis e guesthouses alugam bicicletas por 10.000 kip (1,25 dólar) por dia.
Tem vários triciclos parecidos com esse tuk-tuk aqui em Porto Alegre, mas todos usados para transporte de cargas. Triciclos no transporte de passageiros ainda são um grande tabu no Brasil, ainda que sejam bastante adequados à geografia local. Já o outro tuk-tuk, na última foto, é mais parecido com os modelos tailandeses.
ResponderExcluir