No dia 29/01/2011 chegamos em Delhi, depois de ter passado a noite viajando de ônibus desde Pushkar. Tinha acabado de amanhecer e o ônibus nos deixou próximo da Old Delhi Train Station. Pegamos então um rickshaw, que nos levou até Main Bazaar Street, onde há uma enorme concentração de hotéis básicos. Nos instalamos em um hotel e descansamos um pouco da longa viagem. Era nosso último dia na India. E também nosso último dia na Asia. Apesar do cansaço físico, aproveitamos para passear um pouco, caminhando pelas ruas.
Pushkar - India
Depois de passar a noite viajando de trem desde Haridwar, desembarcamos em Ajmer na manhã de 22/01/2011. Pagamos um tuk-tuk para nos levar da estação de trem até a rodoviária e, então, pegamos um ônibus para Pushkar. Em cerca de uma hora de viagem chegamos no terminal de ônibus de Pushkar, onde várias pessoas tentavam nos convencer para ficarmos em suas pousadas. A competição é dura. A princípio iríamos ficar no mesmo lugar onde já tínhamos ficado antes, na primeira vez que estivemos em Pushkar, no entanto, resolvemos ir conhecer uma das pousadas que estávam nos oferecendo. Gostamos do lugar, estávamos cansados e, então, nos instalamos logo para descansar da longa viagem.
Rishikesh - India
Após passar a noite viajando de trem desde Delhi, chegamos na manhã de 22/12/2010 em Haridwar. O dia estava começando a querer raiar e fazia frio. Saímos da estação de trem e caminhamos até o terminal de ônibus, junto com um casal (um suíço e uma chinesa) que haviam viajado no mesmo trem que nós. Levamos um tempão para descobrir onde exatamente saía o ônibus para Rishikesh. Depois de uma hora de espera e informações desencontradas, conseguimos finalmente pegar o ônibus. Já tinha amanhecido. Após cerca de uma hora de viagem chegamos no terminal de ônibus que está no centro de Rishikesh. De lá pegamos um rickshaw até o High Bank, bairro onde havíamos ficado na primeira vez que estivemos em Rishikesh. Nos hospedamos na mesma pousada e descansamos um pouco da longa viagem. Na outra vez que estivemos lá era alta temporada e a região do High Bank era um lugar agradável para fugir do tumulto. Agora, porém, os poucos restaurantes que tem por lá estavam fechados e só abririam dali uns dois meses, quando iniciasse novamente a alta temporada. Como não estávamos dispostos a ter que ficar caminhando todas as noites (o High Bank fica um pouco afastado) até a área da Lakshman Jhula, onde está a maior parte dos restaurantes, decidimos mudar de hotel. Assim, nos mudamos no dia seguinte.
A Grande Jornada
Já levamos mais de um ano viajando pela Asia. E agora, de volta na India, nos vem a sensação de que um ciclo começa a se fechar. Vindos de Bangkok (na Tailândia), aterrissamos na tumultuada Delhi e viemos novamente para Rishikesh, onde já havíamos estado na outra vez que viajamos pela India. Rishikesh está localizada nas margens do Ganga (o sagrado Rio Ganges), nos contrafortes do Himalaia, e é conhecida como “capital mundial do yoga”. É um lugar interessante para passar algum tempo e descansar. E este tempo nos permite também pensar um pouco na jornada que realizamos neste último ano, passando por tantos lugares e experiências diferentes. A Asia é um mundo. Nesta viagem exploramos somente um pouco deste imenso mundo. Porém, mais do que isso, dentro de nós também há um mundo. E deste imenso mundo interior também pudemos explorar um pouco. De fato, trata-se de uma grande jornada.
Marcadores:
- Algumas Palavras,
India
Assinar:
Postagens (Atom)