Dica de livro: Enduring Patagonia, de Gregory Crouch

Recentemente terminei de ler Enduring Patagonia, do alpinista e escritor Gregory Crouch. Este livro foi uma agradável surpresa, pois ainda não tinha ouvido falar dele. Estava buscando algum livro de alpinismo para ler. Porém, não queria algo sobre escaladas comerciais, Everest, estruturadas expedições himalaianas, acidentes dramaticamente incríveis, etc. – assuntos estes que são tratados na grande maioria dos livros de alpinismo. Estava buscando um livro que simplesmente falasse sobre o alpinismo de uma maneira pura, mostrando a relação do homem com as montanhas e todo o crescimento interior que a atividade proporciona. Um livro que não falasse de pessoas que estão buscando “conquistar” as maiores montanhas do mundo, de “vencer” a natureza, de fincar a bandeira de seu país no topo do mundo, de promover sua própria imagem, de alimentar o ego, etc; mas sim que retratasse aqueles que vão às montanhas pelo simples amor à natureza e em busca de auto-conhecimento. Estava procurando um livro sobre aqueles que vão às montanhas muito mais interessados no processo do que no resultado, ou seja, mais interessados na escalada do que simplesmente no cume.

Assim, em busca de um livro para ler, achei sem querer o Enduring Patagonia. Eu não tinha recebido a indicação de ninguém e nunca tinha ouvido falar do livro, mas me pareceu interessante e resolvi conferir. Comprei e o devorei: Gostei bastante. Era o tipo de leitura que estava buscando. Para quem se interesssa por alpinismo e pela Patagonia, recomendo. O autor narra suas experiências pessoais, com as escaladas do Fitz Roy (pela via franco-argentina), Cerro Torre (pela via Compressor e invernal na via Ferrari), Poincenot (abrindo uma nova via na face norte), Pollone (abrindo uma nova via no pilar oeste), Saint-Exupéry e Innominata (tentativas de abertura de novas vias), San Lorenzo (tentativa), entre outros.

“I realize that my climbs and my climbing make little significant contribution to alpinism. They are not the hardest, the best, or the boldest. (...) What they are is tremendously important to me. They’re the defining moments of my life.” (Gregory Crouch).


Enduring Patagonia ainda não está disponível em português, apenas em inglês, e pode ser comprado nas melhores livrarias do Brasil. Comprei o meu na Livraria Cultura: Eles não tinham o livro para pronta entrega, mas fiz a encomenda e o livro chegou em cerca de 6 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário