Rabat, com cerca de 1,7 milhões de habitantes, é a capital do Marrocos.
No dia 09/02/2009 pegamos um ônibus de manhã cedo em Chefchaouen e fomos para Rabat. Nos hospedamos num pequeno hotel na medina e passamos a tarde caminhando pela cidade. Não tínhamos muito tempo e também não desejávamos estender muito nossa visita a esta grande cidade. No dia seguinte de manhã já deixamos Rabat e fomos de trem para Casablanca.

Kasbah des Oudaias, em Rabat

A muralha da
kasba
Vista da kasba, onde o (rio) Oued Bou Regreg desagua no mar.

Do outro lado do rio, também de frente para o mar, está a cidade de Salé.

Ruas estreitas dentro da kasba

Portas das casas dentro da kasba


Detalhe da "mão-de-Fatima" numa porta

Mulher, na entrada da
kasba Oudaias

Le Tour Hassan (Torre Hassan) é o monumento mais famoso de Rabat. Este minarete começou a ser construído pelo sultão almohade Yacoub al-Mansour em 1195 e teria que alcançar os 60 metros de altura para converter-se no mais alto do mundo muçulmano. No entanto, os grandiosos planos do sultão se frustaram com sua morte quatro anos mais tarde, e a construção nunca se acabou, sendo abandonada aos 44 metros. Junto à torre havia uma mesquita, que foi destruída num terremoto em 1755 e atualmente somente restam suas colunas.

Torre Hassan


O mausoléu de Muhammed V, de mármore e construído em estilo marroquino tradicional, está ao lado da Torre Hassan. Aqui estão enterrados o avô e o pai do atual rei.

Mausoléu de Muhammed V (à direita) e a Torre Hassan (ao fundo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário