Kathmandu - Nepal

Acordamos cedo no dia 02/07/2010, tomamos café da manhã no lugar de costume, onde aproveitamos para nos despedir da amável família, dona do restaurante, que no dia anterior me presenteou com uma improvisada festa de aniversário. Assim, deixamos Pokhara depois de vários dias de descanso. Pegamos um ônibus e após 6 horas de viagem finalmente chegamos em Kathmandu, onde ficaríamos até o dia 12/07.

Kathmandu é a capital do Nepal. Está localizada na região central do país, em um vale que leva o mesmo nome, à 1350m de altitude. É uma grande cidade, com mais de 1 milhão de habitantes.

A primeira impressão que se tem de Kathmandu é de uma cidade barulhenta, tumultuada e suja. Mas aos poucos, andando pelas ruas estreitas da cidade antiga, começamos a descobrir seus encantos e ela foi se revelando uma cidade muito acolhedora. Nela o moderno e o tradicional andam juntos e a tolerância religiosa é visível. Por toda a cidade é possível ver lado a lado templos budistas e hinduístas.
Ficamos hospedados no centro da cidade em um pequeno bairro chamado Paknajol, ao lado de Thamel, que é lugar bastante turístico, cheio de lojas, restaurantes, cafés, bancos e outras diversas opções de hotéis.

DICA: O bairro de Paknajol oferece boas opções de pousadas com bom custo benefício. Ficamos no Family Peace House, que oferece internet gratuita (wifi e também um computador na recepção). Por estarmos na baixa estação e também por nos hospedar por vários dias, conseguimos negociar a diária por 300 rúpias, para um quarto de casal com banheiro dentro (Obs.: 1 dólar vale aproximadamente 72 rúpias).
Outro achado foi o restaurante Yak, em Thamel, que oferece comida tibetana e indiana, muito saborosa e barata. O Yak Restaurant fica na rua Narsing Gate, próximo da travessa com a rua Chhetrapati.



Vendedora de pimentas


Mendigagem








Estavámos andando pelas ruas e vimos essa plantação de arroz, em plena cidade de Kathmandu, aproveitando um terreno vazio.


Monastério budista, em uma pequena praça, entre a Durbar Square e Thamel.


Stupa ao lado do monastério














Vendedora de velas, em frente a um templo


Sadhu


Rickshaw (taxi-bicicleta) é uma das opções de transporte em Kathmandu.


Tuk Tuk: É assim que eles chamam o rickshaw motorizado


Vendedor de Manga


Vendedoras de flores


Vendedora de pimentas





Coca-cola nepalesa


Você iria nesse dentista?


Então dá uma olhada na vitrine: coleção de dentes extraídos dentro do pote e as dentaduras nas prateleiras.


Loja de tecidos. O bairro de Thamel tem muitas opções de lojas de roupas, tecidos, souvenirs, artigos de trekking, etc.


Costureiro


Ele fica na frente do hospital, se você precisar de orações


O movimentado bar que vende Lassi (bebida a base de iogurte)


Vendedor no Chowk (mercado de rua), com típico chapéu nepalês


Na janela de um antigo prédio no centro da cidade


Elegante, com camisa tradicional. A estampa do tecido é a mesma dos tradicionais chapéus nepaleses.


Batendo um papo na janela do ônibus

***


Kathmandu e suas cidades vizinhas oferecem várias atrações de interesse cultural e histórico. Nos 10 dias que passamos em Kathmandu visitamos alguns desses lugares, tais como Swayambhunath, Bodhnath, Pashupatinath, Hanuman-dhoka Durbar Square e Patan Durbar Square. A seguir, nas próximas postagens, estaremos falando especificamente de cada um destes lugares:


Swayambhunath - Kathmandu
Stupa Bodhnath - Kathmandu
Durbar Square - Kathmandu
Pashupatinath - Kathmandu
Patan

Também poderá te interessar:
Trekking - Everest Base Camp
Trekking - Annapurna Circuit
Pokhara
Impressões - Himalaia: Passado, Presente e Futuro

6 comentários:

  1. EITAAA MENINO VC ESTEVE AQUI???SOU BRASILEIRO E MORO AQUI EM PATAN.HA 10 ANOS.SOU NATURAL DE CURITIBA PR.

    ResponderExcluir
  2. Podes dar uma dica sobre levantamento de dinheiro em katmandu? tem onde levantar com visa ou convem levar dinheiro,euros são aceites ou só dolar e moeda local

    cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Ola Pedro,
    E facil levantar dinheiro em Kathmandu. Podes sacar em ATM com cartoes VISA, Mastercard, etc, ou tambem trocar com dolares ou euros (em qualquer casa de cambio).
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa:
    O visto de entrada do Nepal pode ser feito na hora da chegada no país, seja por via terrestre ou aérea, e custa (atualmente) 40 dólares por 1 mês ou 100 dólares por 3 meses. O valor do visto deve ser pago em dinheiro, em dólar. Ouvi dizer que talvez seja aceito euro quando se entra através do aeroporto de Kathmandu, mas não tenho certeza. Assim, te sugiro levar alguns dólares.

    ResponderExcluir
  5. Olá estou indo para o Nepal no começo de Fevereiro, por favor todas as informações são super bem vindas, marinheira de primeiríssima viagem.

    Conrado se puder entrar em contato comigo, será bem bom encontrar brasileiros por lá, para ajudar não falo ingles... então help help rsrs vou ficar na casa de uma familia em KTM mesmo mas mais afastada do centro, estarei indo para estudar ayurveda, curiar coisas ligadas como culinária, plantações... yoga.

    Meu e-mail: cibelehdamata@hotmail.com

    ResponderExcluir