Escalando em São Bento do Sapucaí - matando a saudade


O conjunto da Pedra do Baú. Da esquerda para a direita: Pedra do Bauzinho (1835m), Pedra do Baú (1905m) e Pedra da Ana Chata (1738m)


Aproveitando minha visita a São Paulo para matar a saudade dos amigos e de alguns locais de escalada, combinei de ir com o David em plena segunda-feira para São Bento do Sapucaí. Por estar morando longe nos últimos anos, acabei não indo escalar lá durante muito tempo. Fazia quase 9 anos que eu não ia lá!

Saímos de Sampa de tarde (dia 15/08/2011) e chegamos em São Bento de noitinha. Paramos na cidade para fazer algumas compras no supermercado e então seguimos para o chalé que o David aluga já há vários anos, aos pés do conjunto da Pedra do Baú. O chalé é pequeno e de madeira, cercado de araucárias, com uma pequena horta ao lado, enfim, um lugar muito bonito. A noite estava clara, com a lua praticamente cheia.

No dia seguinte (terça-feira, 16/08) demoramos para sair. O tempo estava lindo, sem nenhuma nuvem no céu. Resolvemos ir para a Pedra da Ana Chata, onde escalamos a via Elektra (4º V 180m), uma via tradicional, bonita e tranquila, que eu gosto bastante. Chegando no cume, ficamos algum tempo curtindo o visual de final de tarde e depois descemos pela trilha de volta para o carro. Então passamos na cidade para trocar o botijão de gás que tinha acabado. Voltando para o chalé, decidimos parar na casa do Aranha, que está morando lá há vários anos e acabou de abrir um refúgio para escaladores no andar de baixo de sua casa. Ficamos algum tempo conversando com o pessoal que estava por lá e depois seguimos para o chalé.

Na quarta-feira (17/08) arrumamos o chalé, carregamos as coisas no carro e fomos para o Bauzinho. Descemos pela trilha até a base da pedra e escalamos a via Homem Pássaro (6º VIsup 150m), uma via nova, aberta em 2007, que eu ainda não conhecia. O tempo novamente estava lindo, sem nenhuma nuvem no céu, o que garantia um visual incrível, mas também nos proporcionava um sol de fritar o côco. Fora de forma, levamos cerca de 3h30min para escalar a via e chegamos sedentos no topo do Bauzinho. Era final de tarde. Comemos um lanche e aproveitamos a bonita vista lá de cima. Então voltamos para o carro e seguimos viagem de volta para São Paulo.


Pedra do Baú (1905m)


Pedra do Bauzinho (1835m) e Pedra do Baú (1905m)


Pedra da Ana Chata (1738m)


Visual do chalé: No fundo do vale está a cidade de São Bento do Sapucaí.


O chalé do David


Cachoeira do Toldi


Visual do Baú


Foram bons estes dias nas montanhas, matando a saudade de São Bento junto com o David, velho parceiro de escaladas. Aliás, como já disse outras vezes, sempre é gratificante uma escaladinha em dia de semana, fugindo do caos da cidade grande e indo para o campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário