Parque Estadual Vassununga - Santa Rita do Passa Quatro

O Parque Estadual Vassununga localiza-se no município de Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, Brasil. Possui uma área total de 2.071 hectares de ecossistemas de Cerrado e Mata Atlântica. O parque é famoso por seus jequitibás-rosa e por abrigar uma das árvores mais velhas do Brasil.

No dia 06/01/2012 fizemos um passeio pela região de Santa Rita do Passa Quatro. Visitamos o Parque Vassununga, a cidade de Santa Rita e também algumas cachoeiras que estão por perto. Santa Rita é local de nascimento da minha bisavó e também do famoso compositor Zequinha de Abreu. E por isso tudo, foi uma grande alegria poder visitar este bonito lugar.

Ao entrar no Parque Vassununga, primeiramente passamos no Centro de Visitantes, onde há um pequeno museu com informações sobre o parque.


Centro de Visitantes do Parque Estadual Vassununga

Após conhecer o Centro de Visitantes, cruzamos a Rodovia Anhanguera e estacionamos o carro no início da trilha dos jequitibás. Uma caminhada curta, de cerca de 1km, leva até o jequitibá “Patriarca” e, um pouco mais adiante, chega-se numa floresta com vários outros jequitibás enormes.

O enorme Jequitibá-Rosa de Vassununga, apelidado de “Patriarca da Floresta”, cuja idade estimada chega aos 3000 anos. Sua copa tem 49 metros de altura e seu tronco tem uma circunferência de 16 metros. Em tupi, jequitibá significa “gigante da floresta”.





Macaco-prego


Coruja


Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, no centro da cidade de Santa Rita do Passa Quatro


Cachoeira Três Quedas


Cachoeira Três Quedas


Ruínas de uma casa tomada pelas raízes das árvores, próximo à Cachoeira Três Quedas

Um comentário:

  1. este parque deve ser muito legal de se frequentar.

    ResponderExcluir