São Bento do Sapucaí - Um passeio na Serra da Mantiqueira

Aproveitando nossa ida à São Paulo, decidimos passar uma semana em São Bento do Sapucaí e outras cidades da região. Queria que a Deise conhecesse um pouco da Serra da Mantiqueira, região que eu gosto muito e que chego até mesmo a pensar em morar algum dia (Quem sabe?).

Assim, no dia 14/01/2012, um sábado, saímos de São Paulo de manhã e seguimos rumo à São Bento, onde chegamos por volta do meio dia. Seguimos até a casa do David e da Fabi, que está bem próxima à Pedra do Baú. Lá estavam eles e também mais um amigo, o Hernani. E assim nos hospedamos lá também. O David havia nos oferecido a casa para passar essa semana. O lugar é espetacular: está afastado da cidade e cercado pela natureza.


São Bento do Sapucaí está na Serra da Mantiqueira. A região é montanhosa e de clima ameno: É um lugar muito bonito. Ao fundo, nesta foto, pode-se ver também algumas das inúmeras pedras da região: A primeira que se destaca no centro da foto é a Pedra da Divisa.


A casa nas montanhas, cercada de verde.


Descarregamos nossas coisas na casa e logo saímos rumo à Pedra da Ana Chata, onde queríamos escalar durante a tarde. Fomos de carro até o início da trilha, subimos caminhando até a base da pedra e, quando começamos a tirar os equipamentos das mochilas começou a cair a maior chuva. Voltamos pela trilha até o carro e então seguimos até um grande restaurante que está um pouco acima. A chuva tinha parado. Estacionamos o carro no restaurante, onde sai uma trilha que sobe em direção à Pedra do Baú. Subimos caminhando por uns 15 minutos até o mirante, um bloco de pedra onde se tem uma bonita vista do Baú e, na parte de baixo, forma uma parede negativa com algumas vias esportivas. Começou a chover novamente, porém ficamos razoavelmente protegidos da chuva embaixo da parede negativa. O David até entrou em uma via, mas por estarmos bastante fora de forma não quisemos gastar muito os braços nessas vias esportivas. Já era final de tarde quando voltamos para a casa.


No mirante, onde há algumas escaladas esportivas e também uma vista espetacular da Pedra do Baú.


No domingo eu e a Deise fizemos uma caminhada por uma trilha que sobe até a Fundação Pedra do Baú. Daí seguimos pela estrada de terra por mais alguns minutos até chegar na Pedra do Bauzinho, onde queríamos escalar um pouco. Porém, o clima não estava dos mais favoráveis. Já tínhamos pego um pouco de garoa durante a caminhada e quando chegamos na ponta do Bauzinho umas nuvens escuras começaram a se aproximar. Em poucos minutos já estávamos voltando debaixo de chuva. Seguimos de volta pela mesma trilha, que agora estava cheia de lama. Chegamos encharcados na casa. Não pudemos escalar, mas valeu pela caminhada. No final da tarde o pessoal estava voltando para São Paulo. Então descemos também até São Bento e comemos juntos num restaurante. Depois do jantar eles seguiram viagem e nós voltamos para a casa, onde passaríamos a semana sozinhos.

Na segunda-feira (16/01) viajamos até São Francisco Xavier. Passamos o dia conhecendo essa pequenina e agradável cidade e, no final da tarde, retornamos para São Bento do Sapucaí. Para ver as fotos e o relato desse passeio clique aqui.

Na terça-feira (17/01) fomos de carro até a Pedra do Bauzinho. Dessa vez tivemos mais sorte com o tempo e pudemos escalar um pouco. Fizemos a via normal do Bauzinho, onde a Deise pôde ter um primeiro contato com as escaladas da região. Depois seguimos de carro até Campos do Jordão, para a Deise conhecer. Passeamos um pouco pelo centro turístico. Fazia muito tempo que eu não passava por lá. E cada vez que passo fico mais assustado com a maneira como as coisas estão crescendo. No final da tarde voltamos para São Bento.


Pedra do Bauzinho (1835m) e Pedra do Baú (1905m), da esquerda para a direita.


Deise escalando na via normal do Bauzinho


No nariz do Bauzinho, onde está a parada da via normal. Ao fundo pode-se ver a imponente Pedra do Baú.


Na quarta-feira (18/01) fomos passar o dia em Gonçalves e voltamos no final da tarde para São Bento. Para ver as fotos e o relato desse passeio clique aqui.

Na quinta-feira (19/01) saímos para caminhar e conhecer uns boulders que estão por perto. Seguimos um pouco pela estradinha de terra e então começamos a subir a encosta pelos pastos. Encontramos alguns boulders, onde escalamos um pouco. Mas acredito que não chegamos a achar os melhores. Na volta resolvemos descer traçando uma linha direta pela encosta até a estrada. Passamos ao lado de uma casa, cruzamos um brejo e então finalmente chegamos de volta na estradinha. De tarde ficamos em casa, descansando e curtindo o lugar.

Na sexta-feira (20/01) resolvemos ir escalar na Pedra da Ana Chata. Após fazer a caminhada até a base da pedra, fomos contornando para a direita em busca da via que queríamos escalar. No entanto chegamos na extremidade da pedra e vimos que a parede estava úmida por lá. Resolvemos então voltar até a parte mais central da parede, onde as vias pareciam mais secas. Porém, quando chegamos na base da via Peter Pan começou a chover. Decidimos então subir a Ana Chata pela trilha. Felizmente a chuva parou logo e assim pudemos curtir a caminhada. Subimos até o cume da Ana Chata, onde paramos para comer um lanche. Então, resolvemos ir para o Baú também. Subimos pela escada da face sul, caminhamos até o bico. Paramos para mais um lanche rápido e curtir um pouco o visual. E descemos pela escada da face norte. Caminhamos então pela trilha de volta até o carro e voltamos para casa.


Fim de tarde na Serra da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí


Algumas das inúmeras montanhas e pedras da região: A primeira que se destaca no centro da foto é a Pedra da Divisa (1420m). Logo atrás está o Morro do Cruzeiro do Serrano (1560m). Esse conjunto de montanhas se chama Serra da Balança. Mais ao fundo, à direita, está o Alto da Serra da Balança (1650m). E à esquerda pode-se ver a Terra Alta do Campestre (1800m).


No sábado (21/01) passamos a manhã por casa e, quando estávamos terminado de almoçar, chegaram o David e a Fabi. Era aniversário da Fabi e eles vieram passar o fim de semana em São Bento. Passamos a tarde em casa, conversando com eles. Mais tarde eu e a Deise descemos até a cidade para comprar algumas coisas no supermercado e logo retornamos para ajudar nos preparativos da “festinha”. De noite comemoramos o aniversário da Fabi fazendo deliciosas pizzas no forno a lenha. Vieram também o Seu Antonio e a Dona Zilda, que moram na casa que está logo acima e que são os proprietários da casa do David.


David, Deise, Fabi, Dona Zilda e Seu Antonio


Deliciosa pizza feita no forno a lenha e coberta com rúcula e manjericão colhidos na horta ao lado da casa.


No dia seguinte, domingo, 22/01, nos despedimos do David e da Fabi, agradecendo a oportunidade que eles nos deram, emprestando a casa para ficarmos todos esses dias. E nos despedimos também do Seu Antonio e da Dona Zilda, agradecendo a imensa hospitalidade e gentileza. Assim, deixamos São Bento e seguimos viagem. Passamos novamente em Gonçalves, pois queríamos dar mais uma olhadinha na cidade. E de Gonçalves seguimos por estrada de terra até Córrego do Bom Jesus. Continuamos por asfalto até Cambuí, onde pegamos a Rodovia Fernão Dias até Camanducaia. Então, seguimos até Monte Verde, onde paramos um pouco para passear pela cidade, para que a Deise pudesse conhecer. No final da tarde seguimos viagem pela Fernão Dias de volta para São Paulo. Foram bons esses dias relaxando e passeando pela Serra da Mantiqueira. Apesar do tempo chuvoso, até que pudemos aproveitar bem. Sempre é revigorante passar uns dias no campo, nas montanhas, na natureza.


A seguir estão algumas fotos de flores que tirei durante a semana:
















Beija-flor


A seguir estão algumas fotos de insetos que a Deise tirou durante a semana:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário