Goa - India

Dia 09/12/2009 pegamos de manhã cedo um trem em Mumbai rumo à Goa, um pequeno estado de colonização portuguesa. Passamos o dia viajando. No final da tarde, já em Goa, precisamos ainda pegar dois ônibus locais para finalmente chegar em Arambol.
Arambol é um pequeno vilarejo no litoral norte de Goa, onde ficamos estas próximas semanas, descansando um pouco e curtindo uma praia.



Ellora - India

Ellora é um conjunto de templos e monastérios budistas, hinduístas e jainistas escavados na rocha, ao longo de uma escarpa rochosa de 2km de comprimento. No total são 34 cavernas: 12 budistas (de 600 à 800 d.C); 17 hinduístas (de 600 à 900 d.C) e 5 jainistas (de 800 à 1000 d.C). Historicamente, o local representa o renascimento do hinduísmo nas disnastias Chalukya e Rashtrakuta, o subsequente declínio do budismo indiano e um breve ressurgimento do jainismo. A coexistência destes templos e monastérios num mesmo local indica um longo período de tolerância religiosa.

Ajanta - India

Ajanta está à 105km da cidade de Aurangadad. É um conjunto de templos budistas escavados na rocha, do século II a.C ao VI d.C. Conforme o budismo perdeu forças na região, o local foi ficando deserto. Foi tomado pela vegetação e ficou esquecido. Em 1819 os ingleses descobriram o local puramente ao acaso. Apesar da idade, as pinturas nestes templos-caverna estão muito bem conservadas. Muitos atribuem isso, ao fato do lugar ter ficado isolado da humanidade durante séculos.
As 30 cavernas de Ajanta estão ao longo das encostas de um cânion em forma de ferradura, onde passa o Rio Waghore. No final do vale há uma bela cachoeira.

Elephanta Island - India

Elephanta Island (Ilha Elefanta) está localizada à 9km de Mumbai. Nesta ilha estão alguns lindos templos hinduístas escavados na rocha. Acredita-se que estes templos foram criados entre os anos 450 e 750 d.C., quando a ilha era conhecida como Gharapuri (“lugar das cavernas”). Mais tarde, os portugueses renomearam a ilha para Elephanta, devido um grande elefante de pedra que havia na costa. Este elefante de pedra destruiu-se e, no início do século IXX, levaram o que restava para um museu.

Mumbai (Bombay) - India

Após nossa longa viagem desde Barcelona, chegamos em Mumbai, na India, na tarde de 03/12/2009. No aeroporto pegamos um taxi, que, depois de uma hora e meia de viagem, em meio ao trânsito caótico de Mumbai, nos deixou no bairro Colaba. Aí teríamos que encontrar um hotel para ficar. Após uma hora zanzando pelas ruas de Colaba, com nossas mochilas nas costas, e tentando escapar dos intermediadores (homens que tentam a qualquer custo nos levar para algum hotel para ganhar comissão), decidimos escolher um, entre os vários pulgueiros que havíamos visitado.

Viagem rumo à Ásia

Iniciamos a grande viagem que vínhamos planejando à meses (ou até anos). Aquela viagem dos nossos sonhos, que nossos amigos e familiares já estavam carecas de ouvir falar.

Ibiza

Ibiza (ou Eivissa) é uma ilha espanhola localizada no Mar Mediterrâneo. É conhecida por seus festivais de música eletrônica e lançar tendências neste estilo. Os festivais acontecem durante o verão nos meses junho e julho. Tem vida norturna agitada e recebe grande número de turistas todos os anos em busca de diversão. Porém, sobretudo durante o resto do ano, esta bela ilha também pode revelar um ar bucólico. Décadas atrás, a ilha foi refúgio de hippies que buscavam viver mais próximos da natureza.

No dia 26/11/2009, eu, a Deise e meus pais pegamos um vôo de Barcelona para Ibiza, onde estavam nos esperando o meu irmão (Rodrigo) e a Alicia. Nos dois dias seguintes passeamos bastante pela ilha. E no dia 29/11 pegamos o vôo de volta para Barcelona.








Vista de cima do morro mais alto da ilha





Illa d´es Vedrà











Eivissa é a maior cidade da ilha


Eivissa





Vista do apartamento onde ficamos hospedados, em Eivissa


Mar Mediterrâneo

Viajando de volta para Barcelona - viagem de carro pelo sul da Espanha e Portugal (Parte 13)

No dia 24/11/2009 saímos de Lisboa, passamos por Évora e depois entramos na Espanha. Chegamos de noite na cidade de Guadalajara, pouco depois de Madrid. Apenas dormimos em Guadalajara e, no dia seguinte (25/11), seguimos viagem de volta para Barcelona.
Assim finalizamos esta bela viagem de carro, onde, eu, a Deise e meus pais, percorremos aproximadamente 3400km, passando pelo sul da Espanha e Portugal.

Évora - viagem de carro pelo sul da Espanha e Portugal (Parte 12)

No dia 24/11/2009 de manhã deixamos Lisboa e seguimos viagem rumo à Espanha. No caminho paramos rapidamente por Évora, uma linda cidade portuguesa.


Templo Romano


Catedral

Lisboa - viagem de carro pelo sul da Espanha e Portugal (Parte 11)

Chegamos em Lisboa, a capital portuguesa, na noite de 22/11/2009. No dia seguinte (23/11) caminhamos bastante por esta bela cidade. Na manhã de 24/11 deixamos Lisboa e seguimos viagem.


Praça Dom Pedro IV


Rua Sapateiros, saindo da Praça Dom Pedro IV


Vista de Lisboa desde o Castelo São Jorge, que está em cima de um morro. Nesta foto, pode-se ver a neblina cobrindo o Rio Tejo.


Vista de Lisboa desde o Castelo São Jorge


Castelo São Jorge


Um pavão, no Castelo São Jorge


Um gato, no Castelo São Jorge


Igreja de São Vicente de Fora, vista desde o Castelo São Jorge


Vista desde o Castelo São Jorge. Ao fundo, o Rio Tejo está coberto com a neblina.


Castelo São Jorge


Convento da Graça, visto desde o Castelo São Jorge


Janela de uma casa típica


Sé de Lisboa


Bonde


Mosteiro dos Jerônimos


Mosteiro dos Jerônimos (interior)


Pôr-do-sol na Torre de Belém


Torre de Belém

Sagres - viagem de carro pelo sul da Espanha e Portugal (Parte 10)

Sagres é um vilarejo de aproximadamente 2 mil habitantes, localizado no sul de Portugal. É famosa pela escola náutica que o Infante D. Henrique lá instalou no século XV.

Chegamos em Sagres na tarde de 21/11/2009. No dia seguinte (22/11) fomos conhecer o Cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres, onde encontra-se o Forte (ou Fortaleza) de Sagres. Estes são os extremos sudoeste da Europa. A região entre a Ponta de Sagres e o Cabo de São Vicente foi usada para fins religiosos desde a época do Neolítico. A palavra Sagres vem de Sacrum, Sagrado.


Ponta de Sagres. À esquerda é possível ver várias pessoas pescando na beira da falésia.


O farol na Ponta de Sagres


Na Ponta de Sagres, olhando para o vilarejo de Sagres, ao fundo.


Ponta da Atalaia, vista desde a Ponta de Sagres.


Uma furna, um buraco na rocha, onde pode-se ver o mar no fundo.


Pequena igreja, na Fortaleza de Sagres


Vista do Cabo de São Vicente, desde a Ponta de Sagres


Vista do Cabo de São Vicente, desde a Ponta de Sagres


Olhando ao norte do Cabo de São Vicente


No Cabo de São Vicente





Exibir mapa ampliado

Faro - viagem de carro pelo sul da Espanha e Portugal (Parte 9)

No dia 21/11/2009 entramos em Portugal. Passamos rapidamente por Faro, onde paramos para caminhar um pouco pela cidade.

Faro é uma cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, localizada no sul de Portugal.


Igreja da Sé, Catedral de Faro


Faro


Arco da Vila