No dia 24/01/2010 chegamos de noite em Trivandrum, capital do estado de Kerala. E no dia seguinte (25/01) fomos de ônibus para o Sivananda Yoga Vedanta Dhanwantari Ashram, que está à uns 30km de Trivadrum, ao lado de uma represa, chamada Neyyar Dam. Este ashram foi fundado em 1978 pelo Swami Vishnudevananda (1927-1993), discípulo do Swami Sivanda (1887-1963).
Passamos 6 dias neste ashram praticando yoga. Um dos cursos que eles oferecem é Yoga Vacation, em que as pessoas ficam hospedadas dentro do ashram praticando yoga durante o dia inteiro. A duração normal do curso é de 2 semanas, no entanto grande parte da pessoas não segue a risca esse prazo, podendo ficar menos dias ou mais dias, já que a rotina diária das atividades é sempre igual. A única coisa que define o início e fim do curso são as aulas teóricas. A programação diária é a seguinte:
5:20 - Despertar
6:00 - Satsanga: meditação, mantras e palestra
7:30 - Chá
8:00 - Aula de Asana (exercícios físicos) e Pranayama (exercícios respiratórios)
10:00 - Refeição
11:00 - Karma Yoga (trabalho para o ashram)
12:00 - Descanso
13:30 - Chá
14:00 - Aula teórica
15:30 - Aula de Asana e Pranayama
18:00 - Refeição
20:00 - Satsanga: meditação, mantras e palestra
22:30 - Apagar das luzes
Para mais informações sobre o ashram, veja o site a seguir:
www.sivananda.org/ndam
Prédio do refeitórioPassamos 6 dias neste ashram praticando yoga. Um dos cursos que eles oferecem é Yoga Vacation, em que as pessoas ficam hospedadas dentro do ashram praticando yoga durante o dia inteiro. A duração normal do curso é de 2 semanas, no entanto grande parte da pessoas não segue a risca esse prazo, podendo ficar menos dias ou mais dias, já que a rotina diária das atividades é sempre igual. A única coisa que define o início e fim do curso são as aulas teóricas. A programação diária é a seguinte:
5:20 - Despertar
6:00 - Satsanga: meditação, mantras e palestra
7:30 - Chá
8:00 - Aula de Asana (exercícios físicos) e Pranayama (exercícios respiratórios)
10:00 - Refeição
11:00 - Karma Yoga (trabalho para o ashram)
12:00 - Descanso
13:30 - Chá
14:00 - Aula teórica
15:30 - Aula de Asana e Pranayama
18:00 - Refeição
20:00 - Satsanga: meditação, mantras e palestra
22:30 - Apagar das luzes
Para mais informações sobre o ashram, veja o site a seguir:
www.sivananda.org/ndam
Templo
Pintura ao lado do templo
Ficamos acampados no ashram. O ashram oferece três tipos de hospedagem: dormitórios coletivos, quartos duplos e área de acampamento. Os custos são bem baratos e incluem todas as refeições e o programa de aulas.
Nos dias que estivemos lá, além do Yoga Vacation (do qual estávamos participando), estava tendo também um curso para formação de professores e, por isso, o ashram estava lotado.
Flor da árvore Cannon Ball
A represa Neyyar Dam, em frente ao ashram
Neyyar Dam
Neyyar Dam e, ao fundo, umas montanhas bastante interessantes
Neyyar Dam
Ator de Kathakali se preparando para uma apresentação que foi realizada dentro do ashram. Kathakali é uma arte típica do estado de Kerala, que mistura teatro, música e dança. As apresentações são baseadas em trechos dos textos sagrados hinduístas, como por exemplo o Mahabharata ou o Ramayana. Percussionistas e cantores acompanham os atores, que retratam a história através de seus movimentos precisos, especialmente mudrás (gestos das mãos) e expressões faciais.
Apresentação de Kathakali
No dia 31/01 deixamos o ashram e continuamos nossa viagem: Pegamos um ônibus para Trivandrum.
Quero ir para India agora em setembro.. ficarei uns 02 meses...e gostaria que vc me desse dicas sobre que lugar ficar p pratica de yoga e meditacao... ashram Sivananda e o melhor lugar p ficar esse periodo?!As fotos sao maravilhosa...me envie comentario p tatilongobardi@hotmail.com
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirLegal, a India é repleta de ashrams, para todos os estilos e gostos.
Este do Sivananda, é bem “ocidentalizado”, o que por um lado pode ajudar bastante, principalmente quando se trata de um primeiro contato: É limpo, a comida é boa e tem atividades de yoga durante o dia todo e de uma forma bem didática. As práticas de asanas e pranayamas são bem fortes. Além disso há vários satsangas, com mantras, etc, e também meditação (no entanto, acho que o foco deles não é tão forte na meditação).
Em Rishikesh, no norte, também tem um ashram do Sivananda. E também uma porção de outros ashrams e atividades ligadas ao yoga. Rishikesh é chamada de “capital do yoga”, então certamente encontrará coisas para todos os gostos e estilos.
Te recomendamos também os satsangas do Prem Baba (um guru brasileiro) que acontecem diariamente de final de dezembro à início de abril, todos os anos, em Rishikesh, no Sachcha Ashram. É muito legal!
Mais infos vc pode ver aqui: http://robertolacaze.blogspot.com/2011/01/rishikesh-india.html
Além disso, tem outros ashrams por toda a India:
Tem o da Amma (http://www.amritapuri.org), fica em Kerala, (dizem que é uma experiência muito forte...);
Tem também o do Sai Baba (apesar que conheço pessoas que não curtiram tanto, mas isso é opinião particular de cada um).
Etc, etc.
Bom, é isso aí,
Namaste!