O Cabo Finisterra (em galego: Fisterra; em espanhol: Finisterre) está na costa oeste da Galícia. Seu nome deriva da expressão latina finis terrae, isto é "fim das terras", pois antigamente o cabo era considerado por muitos como o ponto mais ocidental da Europa continental. No entanto, atualmente sabe-se que o extremo ocidental é na verdade o Cabo da Roca, em Portugal.
O Cabo Finisterra é a destinação final de muitos peregrinos que fazem o Caminho de Santigo. Porém, acredita-se que a origem das peregrinações ao cabo é anterior ao cristianismo. Há vários locais sagrados dos celtas na região e, no próprio Finisterra, há um altar celta de adoração ao sol.
No dia 11/02/2011 nós saímos de Santiago de Compostela para um passeio de um dia. O tempo não colaborou muito, pois estava bastante chuvoso, mas mesmo assim pudemos conhecer um pouco a região. Primeiramente percorremos um circuito (um verdadeiro labirinto de estradas secundárias) que passa por vários dolmens celtas. Passamos por uma série de pequenos vilarejos e seguimos até o Cabo Finisterra. Na volta fizemos outro caminho, um pouco mais para o sul, contornando o litoral, que forma nesta área uma série de enseadas. Passamos por alguns vilarejos até chegar novamente em Santiago de Compostela, onde dormimos mais uma noite.
Construções de pedra, típicas nesta região
Fugindo da chuva, embaixo de um dolmen celta.
Cabo Finisterra
Igreja em Muros, um bonito vilarejo litorâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário