Aproveitando minha ida à São Paulo, combinei de passar uma semana escalando com o David entre São Bento do Sapucaí e Itatiaia. Por estar morando no sul do Brasil, procuro sempre que possível aproveitar a oportunidade de rever os amigos e os locais de escalada que sempre gostei de frequentar. Assim, deixamos São Paulo numa quarta-feira, dia 11/07/2012, e seguimos rumo à este lugar tão especial chamado Serra da Mantiqueira. E passamos alguns dias por lá, em contato com essas belas montanhas.
Na quarta-feira, até chegar e nos instalar na cabana acabou ficando tarde e por isso não escalamos. Já na quinta-feira (12/07) o tempo fechou e também não conseguimos fazer grandes coisas (apesar de que para mim, que moro longe, só o fato de estar lá em São Bento já é um grande coisa). Com o tempo ruim, subimos pela trilha, rumo ao Bauzinho, passando na casa onde estava o Lui e sua esposa. Fomos convidados para o almoço. E depois seguimos até a pedra. Choveu, parou, choveu, parou... E decidimos entrar na via "Tudo Bem". Choveu novamente... Fizemos só a primeira enfiada e descemos. Já era final de tarde e então voltamos. Descemos de noite pela trilha até a cabana.
Na sexta-feira (13/07) o tempo abriu. Estava um lindo dia típico de inverno: Frio e céu azul. Fomos para a Pedra do Baú, onde escalamos diversas vias. Ficamos no campo escola, onde estavam também o Lui e sua esposa, e depois subimos por uma via dando acesso até a escadinha. E no final da escadinha finalizamos com a via "Vista Aérea", com um visual incrível: O sol se pondo e o céu escurecendo com um vento frio de inverno. Descemos de noite pela escadinha e então seguimos pela trilha de volta até o carro. Para nossa desagradável surpresa vimos que o pneu estava murcho. Então enchemos e descemos até São Bento para procurar um borracheiro. Depois de várias voltas pela cidade vimos que não tinha nenhum borracheiro aberto. E não restou outra alternativa senão colocar o estepe, já que o pneu estava murchando novamente. E assim decidimos subir novamente para a cabana. No caminho paramos num restaurante para comer uma truta. Chegando na cabana caímos cansados e fomos dormir. Mais tarde chegaram a Fabi e o Hernani, que vieram só para passar o final de semana.
No sábado (14/07), eu, o Hernani, o David, a Fabi, o Lui e a Carol fomos escalar na Pedra da Divisa. Passamos o dia gastando os braços em algumas vias esportivas. Estávamos todos fora de forma... Já estava escuro quando saímos da pedra. Na estrada de volta para a cabana paramos novamente para jantar truta no mesmo restaurante.
No domingo (15/07) eu e o Hernani decidimos escalar na Ana Chata. Saímos tarde. O David e a Fabi ficaram descansando e fizeram uns passeios de carro. Subimos pela trilha até a base da pedra e entramos na via "Elektra". Chegamos no cume pelo final da tarde. Estava um lindo visual. E descemos pela trilha quando estava começando a escurecer. Já de volta na cabana, depois de jantar, a Fabi e o Hernani voltaram para São Paulo. E eu e o David deixamos São Bento no dia seguinte de manhã cedinho rumo à Itatiaia.
Conjunto da Pedra do Baú (Bauzinho, Baú e Ana Chata) visto da Pedra da Divisa. (Foto de Hernani Paiva)
Tirei pouquíssimas fotos nesses dias de escalada. Felizmente o Hernani levou sua câmera no dia em que escalamos na Ana Chata, o que rendeu algumas fotos bonitas:
Escalando a fotogênica via Elektra, na Pedra da Ana Chata. Ao fundo pode-se ver a Pedra do Baú. (Foto de Hernani Paiva)
Via Elektra, na Ana Chata. (Foto de Hernani Paiva)
Elektra
Na última enfiada da Elektra. (Foto de Hernani Paiva)
No cume da Ana Chata. (Foto de Hernani Paiva)
A cabana do David e da Fabi: Nosso confortável "campo base" para esses dias de escalada. (Foto de Roberto Lacaze)
Visual da cabana: No fundo do vale está São Bento do Sapucaí e mais ao fundo pode-se ver a Pedra da Divisa. (Foto de Roberto Lacaze)
Nenhum comentário:
Postar um comentário