Chefchaouen - Marrocos (parte 16)

Chefchaouen é uma cidade de 45 mil habitantes, localizada nas encostas da Cordilheira do Rif, no norte do Marrocos. Os habitantes locais seguem utilizando o nome original da cidade, Chaouen, que significa "cumes", "montanhas". Durante a ocupação espanhola a grafia foi alterada para Xaouen e, em 1975, foi finalmente rebatizada como Chefchaouen (que significa "observa as montanhas").
A cidade foi fundada em 1471 e utilizada como base pelas tribos bereberes do Rif em seus ataques aos portugueses instalados em Ceuta. O povoado prosperou e cresceu consideravelmente com a chegada em 1494 de refugiados muçulmanos e judeus, que fugiam da perseguição no sul da Espanha. Estes construíram suas casas em estilo hispânico. A cidade permaneceu isolada até que em 1920 foi ocupada por tropas espanholas. Em sua chegada, os espanhóis se surpreenderam aos perceber que os judeus ainda falavam um dialeto do castelhano medieval. Na década de 1920 ocorreu a Guerra do Rif, onde os espanhóis foram temporariamente expulsos de Chaouen. Porém, pouco depois voltaram e não se retiraram mais até a independência do Marrocos em 1956.
Nós chegamos em Chaouen debaixo de chuva, na noite de 04/02/2009, vindos de Fez. O tempo seguiu chuvoso nos dias seguintes que passamos por lá, como é de costume nesta época do ano. Porém nada nos impediu de aproveitar bastante, conhecer esta bela cidade e fazer algumas caminhadas por seus arredores. Na madrugada do dia 09/02 deixamos Chaouen e seguimos viagem.

Chefchaouen







Chefchaouen está localizada nas encostas da Cordilheira do Rif.
Na região há um enorme cultivo de quif (cannabis), que é uma antiga tradição no norte do Marrocos. O haxixe é produzido a partir do quif . A produção e o consumo de quif e haxixe na região são extensos. É uma tradição entre a população local, mas que também atrai muitos estrangeiros, que vem para Chaouen em busca da droga.

As casas da medina de Chefchaouen são todas pintadas de azul





Mulher vendendo ervas e verduras












Ladeiras de Chefchaouen: A cidade está numa encosta montanhosa bastante inclinada.




Criança correndo








Portas de Chefchaouen:





Detalhe da "mão de Fátima" em uma porta




Nosso jantar vegetariano: omelete de legumes, sopa de legumes, pão e chá de menta.


Mulheres em traje tradicional da região do Rif.


Chefchaouen ao fundo.


Cabra


As encostas rochosas ao lado de Chefchaouen, onde existem algumas vias de escalada em rocha.
No dia 08/02 caminhamos até o pequenino povoado de Aïn Tissimlane, mais alto que Chefchaouen, no meio das montanhas do Rif.
Habitantes locais viajando em burros.




Acima de Aïn Tissimlane, acima da linha da neve.


As montanhas do Rif, no inverno.


Fomos subindo até onde a neve e o tempo ruim nos permitiu.

5 comentários:

  1. E aí Roberto (vulgo Eng. Lacaze)

    Excelentes fotos, sigo acompanhando o passeio. Admiro bastante e me identifico com sua maneira de fazer turismo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Robson (agora vulgo Eng. Dombrosky)!
    É isso aí! Uma vez que se experimenta o gostinho de conhecer o mundo, não tem mais volta. Vc também já deve ter percebido isso...
    Podemos até por vezes retornar à rotina da cidade grande, mas uma parte de nós continua sempre na estrada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Roberto você pode informar onde posso me hospedar se eu quiser conhecer essa cidade no marrocos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelinton,
      Já faz algum tempo que fizemos essa viagem e realmente não me lembro o nome da pousada onde ficamos. Mas era um lugar bem simples, dentro da parte antiga da cidade (a medina). Chegamos lá sem nenhuma reserva, caminhamos um pouco e logo encontramos onde ficar. Não tem erro, pois tem várias opções de pousada (para os diversos padrões de preço/qualidade). Na época estávamos viajando com um guia da Lonely Planet, que mostrava algumas opções de hospedagem.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Nossa suas fotos são incríveis! Muito bom o blog! :)

    ResponderExcluir