Pela Ruta 101 e Ruta 40, passando por Las Leñas e Malargüe (Argentina) - Viagem de carro pela Argentina e Uruguai (Parte 8)

Clique aqui para ver todas as outras postagens dessa viagem pela Argentina e Uruguai.

Acordamos cedo no dia 10/01/2008. Estava ventando bastante. Desmontamos a barraca e saímos às 8:15. Deixamos a Laguna Diamante e continuamos nossa viagem. Voltamos pela Ruta 98, por onde tínhamos subido até a Laguna Diamante, até chegarmos novamente na Ruta 101. Então, tomamos o rumo sul de seguimos viagem. Viajamos horas e horas por estrada de chão. Estrada horrível. Porém, passando por bonitas paisagens e lugares bastante desertos. Foram quilômetros e mais quilômetros sem cruzar com ninguém. De vez em quando apenas passávamos por algumas fazendas.


Cerro Diamante (2350m), à esquerda. E à direita está outro monte que não sei o nome, com 2170m. Isolados, estes dois pequenos vulcões estão fora da Cordilheira do Andes, mais ao leste. Esta foto foi tirada da Ruta 101. Enquanto seguiamos no rumo sul, os dois vulcões se destavam em meio a paisagem plana que tínhamos para o nosso lado esquerdo.


A Ruta 101 segue paralela à Cordilheira dos Andes. Seguindo no rumo sul, tínhamos a cordilheira sempre presente em nosso lado direito.


Após intermináveis horas viajando em estrada de terra, areia e cascalho, chegamos no vilarejo de Sosneado. Então, pegamos a Ruta 40, que está asfaltada neste trecho, e continuamos no rumo sul. Seguimos por mais uns poucos quilômetros até o trevo onde sai a Ruta 222, que sobe para Las Leñas. A esta altura da viagem já estávamos um pouco cansados e buscávamos um lugar para parar e passar a noite. Talvez Las Leñas.

No entanto, Las Leñas foi uma decepção, pois os hotéis eram todos muito caros e o esquema era muito turístico. Bom, valeu apenas para conhecer.


Las Leñas


Após nossa breve passagem por Las Leñas, descemos de volta pela Ruta 222. No caminho paramos no Pozo de las Animas, um lugar muito bonito.


Pozo de las Animas, perto de Las Leñas


Chegamos novamente na Ruta 40 e continuamos no rumo sul por mais alguns quilômetros rumo à Malargüe, onde chegamos às 18:30. Procuramos alguma pousada para ficar. Após certa dificuldade, pois estava tendo o Festival do “Chivo” na cidade e por isso estava tudo lotado, conseguimos finalmente encontrar lugar num albergue. Nos instalamos e saímos para comer pizza e tomar cerveja.

Perdemos a hora e acordamos às 11:00 no dia seguinte (11/01). Passamos em uma padaria e no supermercado e seguimos viagem. Viajamos pela Ruta 40, no rumo sul. Por volta da 17:00 chegamos em Chos Malal.


Ruta 40, viajando de Malargüe para Chos Malal.


Cerro Domuyo (4700m), visto da Ruta 40, no caminho para Chos Malal.

4 comentários:

  1. Boa tarde,
    Roberto.
    Parabéns pelas viagens e pelo blog. Preciso de uma dica: como está a estrada entre Malagüe e Chos Malal? (quantos km de asfalto, em que condições de pista; idem para o rípio...).
    Obrigado e um abraço
    ricardowillich@hotmail.com
    Curitiba-PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Sinto não poder te ajudar com essa informação, pois já faz uns bons anos que fizemos essa viagem e realmente não me lembro desse detalhe. Olhei minhas anotações para ver se diz algo a respeito, e nada. Apenas diz que foram umas 5 horas de viagem.
      Minhas poucas lembranças desse trecho me sugerem uma estrada de asfalto relativamente boa (como a que aparece na foto acima). Engraçado, mas não me lembro do rípio nesse trecho, o que me faz crer que não foram os piores e mais longos por que passamos nessa viagem.
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Bom dia, Roberto

      Obrigado pelo retorno. Vou continuar minha "investigação". Bati um google e o
      relato de um brasileiro diz que "apesar de todos os mapas mostrarem que a estrada
      seria asfaltada" na verdade encontraram trechos (longos) de rípio. Mas, pelo tempo
      de viagem dele, não deve ser dos piores, não.

      Um abraço,
      tens um novo "fã" dos teus relatos.

      Ricardo Willich

      Excluir
    3. Olá Ricardo,

      A lembrança que tenho é bem essa mesmo: que não é dos piores trechos.

      Bom, levamos em torno de 5hs (viajando tranquilo, parando para tirar fotos, etc, mas também não fizemos nenhuma grande parada), então acredito que vc não levará mais do que isso não.

      Vá tranquilo e aproveite a viagem. É muito bonito!

      Abs,
      Roberto

      Excluir