Chos Malal, Andacollo, Los Bolillos e Águas Calientes (Argentina) - Viagem de carro pela Argentina e Uruguai (Parte 9)

Clique aqui para ver todas as outras postagens dessa viagem pela Argentina e Uruguai.

No dia 11/01/2008 chegamos em Chos Malal por volta das 17:00, depois de um dia de viagem desde Malargüe. Passamos na secretaria de turismo da cidade onde nos informaram sobre o camping municipal. Em geral as cidades argentinas costumam ter uma secretaria de turismo, que fornece boas informações de onde se hospedar, o que fazer, pontos de interesse, etc. Além disso, é comum as cidades pequenas terem um camping municipal, que costuma ser bem barato. Assim, fomos para o camping municipal de Chos Malal, que está ao lado do rio que cruza a cidade. Um lugar bonito. Montamos nossa barraca, tomamos um chimarrão e cozinhamos macarrão: Programa básico de acampamento. O senhorzinho que cuida do camping era uma simpatia. Dizia: “Aquí es tranquilo, no hay problema”. Realmente Chos Malal nos pareceu um lugar bem tranquilo e agradável. E para incrementar um pouco nosso final de tarde, passamos também numa deliciosa sorveteria.

Acordamos umas 9:00 no dia seguinte (12/01), desmontamos acampamento e partimos, seguindo por estrada de terra no rumo noroeste. Passamos por uma cidadezinha chamada Andacollo, onde paramos numa padaria e depois tiramos algumas fotos na praça central. Então continuamos a viagem passando por Las Ovejas, onde pegamos água quente para fazer o chimarrão. Em seguida paramos num mirador ao lado da estrada, de onde se tem uma bonita vista do Rio Neuquén e do Cerro Domuyo (4700m).


O povoado de Andacollo está à cerca de 60km de Chos Malal, no rumo noroeste.


Casa rústica


No mirante, com o Rio Neuquén abaixo.


Cerro Domuyo (4700m) e o Rio Neuquén, vistos do mirante na beira da estrada.


Após nossa rápida parada no mirante, continuamos a viagem. Em seguida passamos por um bonito lugar chamado Los Bolillos. Paramos o carro e caminhamos um pouco entre essas singulares fomações rochosas.


Los Bolillos


Los Bolillos





Los Bolillos: impressionantes formações de rocha vulcânica


Olhando através de um furo na rocha, em Los Bolillos





Após nossa caminhada por entre as rochas de Los Bolillos, continuamos a viagem rumo à Águas Calientes, passando por belas paisagens no caminho. Chegando em Águas Calientes fomos conhecer o riacho de água quente que desce pela encosta. Um lugar legal para relaxar um pouco. Depois pegamos o carro novamente e seguimos rumo à Los Tachos, um conjunto de geisers que estão perto de Águas Calientes. Fomos seguindo as sinalizações pela estradinha de terra. Então estacionamos o carro e caminhamos por uns 10 minutos pela trilha que leva até os geisers.


O zigue-zague da estrada: O caminho para Águas Calientes


Paredes de basalto, no caminho para Águas Calientes





O Cerro Domuyo (4700m), visto no caminho para Águas Calientes


Nosso "carrinho" (um Celta 1.0): enfrentando longas estradas de terra e cascalho durante a viagem.


Na trilha para Los Tachos: os geisers estão localizados ao lado do rio, no fundo desse canion





Los Tachos: geisers





Após conhecer Los Tachos, voltamos até o carro e seguimos subindo até o final da estradinha de terra. Era final de tarde. Acampamos ao lado do carro, no local onde inicia a trilha de acesso ao Cerro Domuyo. Cozinhamos lentilha para o jantar e fomos dormir. Decidimos tentar escalar o Domuyo nos próximos dias.

Um comentário:

  1. Tô transtornada com tuas fotos, brother! Mto mto lindas! Te segui!

    Você pode me seguir também? Confere lá meu blog!

    Abç!!!

    ResponderExcluir