Los Gigantes (Argentina) - Viagem de carro pela Argentina e Uruguai (Parte 2)

Clique aqui para ver todas as outras postagens dessa viagem pela Argentina e Uruguai.

Depois de dois dias de viagem desde Porto Alegre, chegamos na tarde de 30/12/2007 em Los Gigantes, no Refúgio La Rotonda. Estacionamos o carro ao lado do refúgio e montamos nossa barraca um pouco mais abaixo, ao lado do rio. Cozinhamos um macarrão dentro do refúgio e, no final da tarde, caminhamos um pouco pelos arredores, para tirar algumas fotos.

Paisagem ao redor do Refúgio La Rotonda


Los Gigantes é um maciço montanhoso e rochoso, cenário de diversas escaladas e caminhadas.


Choveu bastante durante a noite. Mas felizmente o dia amanheceu incrivelmente bonito. Era 31/12, último dia do ano. Desmontamos a barraca, arrumamos as mochilas e iniciamos a caminhada até a parte alta de Los Gigantes. Foram 2 horas de caminhada até o Refúgio CAC. Montamos nosso acampamento ao lado de um riacho, próximo ao refúgio. E ao lado do acampamento descobrimos um pedra com uma via bem fácil, ideal para a primeira “aula” de escalada da Deise. Depois de escalarmos um pouco, decidimos ir ao Mogote Grande, a montanha mais alta de Los Gigantes. Subimos primeiramente em um cume secundário, que está mais atrás, e depois subimos o cume principal. Um trecho curto de escalada fácil nos levou até o ponto mais alto. Curtimos o visual e depois descemos até a parte de baixo da pedra, na base da parede, onde há um campo-escola com várias vias tranquilas. Então, escalamos mais pouco para a Deise praticar. O sol estava muito forte. No final da tarde descemos de volta para o acampamento. Comemos nosso “jantar de ano-novo” – bolachas e salgadinhos (pois estávamos sem combustível para o fogareiro) – e dormimos cedo, vencidos pelo cansaço.

Subindo de La Rotonda até o Refúgio CAC


Refúgio CAC


Montamos nossa barraca ao lado de um riacho, próximo ao Refúgio CAC.


Acima do Refúgio CAC, subindo em direção ao Mogote Grande.


No cume do Mogote Grande (2340m), ponto culminante de Los Gigantes.


O Mogote Grande (2340m) e a via que escalamos


Final de tarde visto do nosso acampamento


Descansando os pés na porta da barraca, após um dia puxado, e curtindo o último entardecer de 2007. Fomos dormir cedo na noite de Ano Novo.


No dia seguinte (01/01/2008) de manhã cedo desmontamos acampamento, arrumamos as mochilas e iniciamos a caminhada de volta. Descemos por uma outra trilha, diferente da que tínhamos subido. Este caminho era mais íngreme e direto. No entanto era menos marcado. Nos desviamos da trilha correta umas três vezes, tendo que retornar um pouco até reencontrar o caminho. Mas deu tudo certo. Chegamos no Refúgio La Rotonda, tomamos um banho, organizamos as coisas no carro e partimos. Seguimos viagem no sentido noroeste, por um trecho longo de estrada de terra, rodeados por uma paisagem bastante rochosa e bonita. Depois de cerca de 2 horas de viagem, alcançamos finalmente em uma estrada de asfalto e daí seguimos rumo ao nosso próximo destino: a região do Talampaya e Valle de La Luna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário