No dia 05/01/2008 deixamos Mendoza e fomos para Potrerillos, onde ficamos na casa de campo da mãe da Alicia. Potrerillos é um povoado, que está próximo de Mendoza, aos pés do Cordón del Plata, na Cordilheira dos Andes.
De tarde fomos passear de carro. Subimos até Vallecitos, onde há uma estação esqui. Estacionamos o carro lá e então caminhamos até La Vega, o primeiro local de acampamento da caminhada de acesso ao Cordón del Plata. O tempo estava nublado e, por isso, não pudemos ver as montanhas. Mas valeu pela caminhada. Descemos de volta até o carro e retornamos para Potrerillos, tomando mate e comendo ‘tortitas’.
Deise e Alicia, na trilha, subindo de Vallecitos até La Vega.
La Vega, à 3250m de altitude, é o primeiro local de acampamento da caminhada de acesso ao Cordón del Plata, pouco acima de Vallecitos.
No dia seguinte (06/01) acordamos cedo e saímos para um dia de caminhada pelo vale acima de Potrerillos. O dia estava bonito. Saímos da casa da mãe da Alicia, que está à uns 2000m de altitude, passamos pela entrada do parque e seguimos por uma trilha. Foram cerca de 3 horas de caminhada, subindo até chegar em El Salto, uma bonita cachoeira que despenca de um paredão de rocha, à cerca de 3000m de altitude. Paramos para comer um lanche e curtir o visual. Depois continuamos a caminhada, subindo uma encosta e contornando à direita do Salto, e então descemos por um outro vale. Vimos vários guanacos no caminho. Descemos até reencontrar a trilha principal, por onde retornamos até Potrerillos. De volta à casa, descansamos e cochilamos um pouco no jardim. Mais tarde tomamos um mate e ficamos conversando.
El Salto
Um bando de Guanacos, durante a caminhada do Salto.
Flor de cactus (na caminhada do Salto)
Flor (na caminhada do Salto)
Parada para repassar o filtro solar (na caminhada do Salto)
No outro dia (07/01) arrumamos nossas coisas, nos despedimos da Alicia e sua mãe, agradecemos sua enorme hospitalidade e deixamos Potrerillos às 10:00, seguindo viagem rumo à Los Arenales.
Cordón del Plata, visto depois que deixamos Potrerillos e seguimos viagem no rumo sul.
O Cordón del Plata, com os Cerros Plata (5950m), Lomas Amarillas (5125m), Vallecitos (5450m) e Rincón (5325m), da esquerda para a direita.
Seguindo viagem um pouco mais ao sul, pudemos ver o Volcán Tupungato (6565m), à direita, e o Cerro Negro (6072m), à esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário